• Banco público português saiu do capital da instituição financeira criada em parceria com Estado moçambicano

  • Os países-alvo da acção do voluntariado missionário português são preferencialmente os países africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), destacando-se um “maior investimento” em Angola e Moçambique, segundo o estudo Voluntariado: missão e dádiva.

  • A dívida dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ao Estado português registou, no ano passado, o maior crescimento em 15 anos, aumentando para 2407 milhões de dólares (1764 milhões de euros, à taxa de câmbio actual) no final de 2010.

  • Nos últimos três anos, quadriplicaram os pedidos de imigrantes residentes em Portugal para regressar aos seus países de origem, referem dados do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa. Em primeiro lugar, estão os brasileiros seguidos, a grande distância, de cidadãos dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP’s).

  • Cinco candidatos seleccionados de quatro países lusófonos representados: Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Assim determinou o júri do Prémio BESPhoto 2011, na primeira edição aberta aos artistas de expressão portuguesa no Brasil e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) desde que o prémio foi lançado em 2004.

  • O maior número de cidadãos estrangeiros que imigrou para Portugal em 2008 era originário da Roménia, ultrapassando os países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e o Brasil, de acordo com o relatório das Migrações da OCDE divulgado hoje.

  • O organismo regulador dos media aprovou hoje a criação da TVI Internacional, que irá transmitir novelas, séries de ficção nacional, talk-shows, programas infantis e informação do TVI24 inicialmente para Angola mas visando todos os PALOP.