Opiniões dividem-se sobre a extinção da REN
Para os ambientalistas, o fim da Reserva Ecológica Nacional ameaça o ordenamento do território em Portugal. Mas há quem discorde.
Por Lusa
Para os ambientalistas, o fim da Reserva Ecológica Nacional ameaça o ordenamento do território em Portugal. Mas há quem discorde.
Por Lusa
Para os ambientalistas, o fim da Reserva Ecológica Nacional ameaça o ordenamento do território em Portugal. Mas há quem discorde.
Por PÚBLICO
Ideia do Governo é desmembrar a actual legislação e integrar a protecção da REN noutros diplomas legais.
Por Henrique Pereira dos Santos
O que nos mata, sr.ª ministra, não é a REN e a RAN, o que nos mata é a dívida de tantos projectos inúteis desenhados e executados pelas pessoas cansadas das “complicações” da REN e da RAN.
Por Lusa
Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Douro deverá ser publicado até ao final ano em Diário da República.
Por Andrea Cruz
O projecto Geraz com Querença é dinamizado por nove estagiários do Politécnico de Viana do Castelo. Integram um projecto-piloto de repovoamento, concebido pela Universidade do Algarve para a aldeia de Querença, Loulé, e recentemente replicado na zona do Alqueva.
Por Ricardo Garcia
Um em cada nove portugueses já vive na costa e o número de pessoas e de edifícios continua a subir apesar dos riscos das alterações climáticas e da erosão costeira.
Por Carlos Dias
A instalação de um posto de observação e vigilância costeira levou o Governo a suspender o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) entre Sines e Burgau, bem como o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV), numa área delimitada localizada na frente costeira no concelho de Odemira.
Por Idálio Revez
É possível gerir um concelho sem que exista um plano director municipal (PDM) aprovado para balizar o ordenamento do território? "Sim, é possível", responde o presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso, à frente de um dos municípios algarvios com forte expressão turística.
Por Lusa e Marisa Soares
Depois de conhecidas, quinta-feira, as propostas de agregação de 1165 freguesias em todo o país, vários autarcas anunciaram que vão levar a luta, que até aqui tem sido feita sobretudo nas ruas, para os tribunais. Vila do Conde, Leiria e Matosinhos preparam acções judiciais, outros municípios prometem fazer tudo o que estiver ao seu alcance.
Por Nicolau Ferreira
Há mais de mil anos, a região de Aveiro era uma baía. Havia praia onde hoje se encontra a ria que marca a paisagem da região. Séculos de sedimentos, trazidos pelo rio Douro para o mar, foram-se acumulando ao longo da costa, ajudando a construir as línguas de areia e o actual ecossistema. Mas desde o século XX que é o mar que está a roubar terra. Até 2040, esta erosão vai continuar e as praias junto de Aveiro poderão perder até cerca de três metros por ano, mostra um modelo matemático aperfeiçoado por um cientista português. E é quase certo que a ria terá uma segunda ligação ao mar.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
