Ordenamento do território

Todos os tópicos

Norte e Centro são as regiões cujas praias estão em maior risco de desaparecer. A este problema juntam-se as falhas no ordenamento do território, que permitem a construção desenfreada junto ao mar.

  • Norte e Centro são as regiões cujas praias estão em maior risco de desaparecer. A este problema juntam-se as falhas no ordenamento do território, que permitem a construção desenfreada junto ao mar.

  • Mais de 4000 pessoas assinaram documento que contesta projecto anunciado em Fevereiro pelo Governo. Parlamento terá de discutir posição popular em plenário.

  • O grande sismo do Japão de 2011 veio sem aviso. Um evento catastrófico com esta magnitude, a acontecer num outro país sem cultura de reconhecimento e mitigação do risco, como Portugal, teria consequências ainda mais desastrosas.

  • Para os ambientalistas, o fim da Reserva Ecológica Nacional ameaça o ordenamento do território em Portugal. Mas há quem discorde.

  • O que nos mata, sr.ª ministra, não é a REN e a RAN, o que nos mata é a dívida de tantos projectos inúteis desenhados e executados pelas pessoas cansadas das “complicações” da REN e da RAN.

  • Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Douro deverá ser publicado até ao final ano em Diário da República.

  • O projecto Geraz com Querença é dinamizado por nove estagiários do Politécnico de Viana do Castelo. Integram um projecto-piloto de repovoamento, concebido pela Universidade do Algarve para a aldeia de Querença, Loulé, e recentemente replicado na zona do Alqueva.

  • Um em cada nove portugueses já vive na costa e o número de pessoas e de edifícios continua a subir apesar dos riscos das alterações climáticas e da erosão costeira.

  • A instalação de um posto de observação e vigilância costeira levou o Governo a suspender o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) entre Sines e Burgau, bem como o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (POPNSACV), numa área delimitada localizada na frente costeira no concelho de Odemira.