Viva Ralf Mitchell!

O melhor crítico de whiskies que conheço não pode ser lido: tem de ser visto e ouvido.

O melhor crítico de whiskies que conheço não pode ser lido: tem de ser visto e ouvido. É um agente funerário chamado Ralf Mitchell que desde 2006 já gravou 548 vídeos (vlogues). Está no YouTube como ralfystuff (para quem queira assinar) ou no website dele que tem todos os vídeos e está em ralfy.com.

Os vlogues começaram por ter 3 minutos e têm felizmente aumentado ao longo dos anos, aproximando-se hoje dos 30 minutos.

Ralf é um apreciador e um sábio. É inteiramente independente: faz questão de comprar garrafas inteiras (mostra os recibos). Não obstante ser genuinamente escocês é capaz de elogiar whiskies irlandeses. É verdade que dá notas excessivas (91/100) a alguns whiskies irlandeses (como o Jameson Gold) que são menos bons e mais caros do que os muito bons como o Jameson Select Reserve.

Tem defeitos: abusa das frutas verdes (maçãs, kiwis) quando fala do aroma. Mas a grande qualidade dele é a sabedoria, para não falar no encanto e talento de outros escritores e profissionais funerários como GJ Charlet III (o mais engraçado, poético e irónico) e Thomas Lynch.

Vejo os vlogues de Ralf Mitchell até ao fim porque, depois de criticar um whisky particular, fala da indústria e do whisky com um conhecimento que pôe em causa, com boa fé, as práticas comerciais e artesanais dos produtores de whiskies.

Tenho todos os bons livros sobre whiskies que foram publicados nos últimos 40 anos. Os vlogues de Ralf Mitchell são grátis e melhores.

Sugerir correcção
Comentar