Cartas à Directora

Socrates e a justiça

O mundo está como os olhos postos em Portugal, e infelizmente por razões negativas.
Vem isto a propósito da recente prisão de um ex-primeiro ministro de Portugal (José Sócrates) a mando da nossa justiça, por  "indícios de fraude fiscal e corrupção " crimes alegadamente cometidos por Sócrates.
Ora, tal facto por agora, não nos dá o direito de considerar José Sócrates culpado de tais crimes, mas isso não nos impede de pensar que se a justiça dá ordem de prisão preventiva a um ex-Primeiro-ministro, não terá sido de ânimo leve, visto que estamos a falar de alguém que teve muito poder.

Entretanto temo que abra a "caça" ao Juíz Carlos Alexandre, e digo isto porque, começam a aparecer nos meios de comunicação social, advogados que acumulam a função de deputados e fazem leis, e que de forma  sub-repecticia estão a defender os seus poderosos clientes, através de escritórios de advogados bem conhecidos,´que assim procuram influenciar a justiça, falando no acessório e esquecendo o essencial. 

Porém, eu como cidadão comum, e não obstante as eventuais pressões sobre a justiça, espero e acredito que o juíz Carlos Alexandre não se deixe intimidar, e que depois de concluído todo este melindroso processo seja feita justiça, venha a ser considerado culpado ou inocente o cidadão José Sócrates.

É isto que se exige a um estado de direito.

Arlindo De Jesus Costa, Odivelas
 
José Sócrates

A propósito da detenção de José Sócrates,têm surgido os mais diversos comentários sobre a sua personalidade, alguns muito desagradáveis, a entrarem pela ordinarice.

Não tenho de me pronunciar sobre as razões que levaram à sua prisão, estamos num Estado de Direito, e espero que seja feita justiça.

No entanto, não posso deixar de lembrar, que no seu Governo, nunca se investiu tanto em diversas áreas como a Educação, Saúde, Energias Alternativas, etc. Na Educação, aliviou-se a carga horária dos alunos ( 2.º, 3.º ciclos e secundário), criaram-se aulas de compensação lectiva, limitaram-se as turmas a 25 alunos, criaram-se as Novas Oportunidades para os adultos (que o actual Governo já se encarregou de suprimir), e procedeu-se a uma vasta remodelação do parque escolar.

Como consequência desta política, o nosso País, em Educação, atingiu no seio dos Países mais desenvolvidos, o mais alto patamar de sempre..

De 3 em 3 anos a PISA (Programme for International Student Assessment) procede a um questionário sobre Matemática, Leitura e Ciências a alunos escolhidos aleatoriamente, entre 34 Países (com maior índice de alfabetização do mundo). A psição de Portugal, situava-se invariavelmente à volta do 31.º lugar, mas em 2009 deu-se uma subida notável, 21.º lugar!  (em Matemática, por exemplo, ultrapassámos a Espanha e os Estados Unidos), Já em 2012, deu-se uma ligeira quebra, e é de prever, que com as medidas economicistas e tacanhas do actual Governo, haja um trambolhão em 2015.

Por tudo o que de positivo e inovador, fez pelo nosso País, penso que da parte de alguns comentadores iluminados, José Sócrates merecia um pouco mais de consideração e respeito.

João Almeida e Sá, Parede

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários