Cartas à Directora

A moral e a ética

Esta semana estiveram em foco dois valores importantes da vida: a moral e a ética; a propósito de comportamentos de pessoas com significado na vida política portuguesa. Sempre que lia ou ouvia comentários sobre isso de imediato situava nos meus pensamentos a profissão de professor. A moral e a ética significam na atividade docente a condição para a sua prática direita; e, associada a uma boa pedagogia e o saber científico, formulam o caminho do bom resultado educativo. No entanto, na experiência que tenho como docente, encontro, por vezes, na ideia contemporânea do ensino centrado no aluno o esgotar do espaço para os tais valores entre pares. Por isso, seria importante que nas nossas escolas existisse a preocupação da evidência de tão nobres valores não apenas na relação, professor/aluno/professor, mas também, e por máximo exemplo, no professor/professor; olhando bem de frente para os exemplos encontrados nas melhores empresas a nível mundial, onde não se obtêm bons resultados sem uma excelente relação do seu "know-how".

Gens Ramos, Porto

Paz urgente na Síria

Alepo está numa ruína. A morte é a grande vencedora na Síria. “Assad must go”, ouvia-se da boca de figuras destacadas da comunidade internacional. Não é que “Assad must stay” para sempre, mas a palavra de ordem foi um augúrio fatal para a catástrofe humana que assola a Síria. Foi assim na Líbia, erro clamoroso do então Secretário Geral da NATO, Anders Rasmussen, quando anunciou depois da morte de Kadafi , a vitória da democracia. A política de “mudança” de regimes já fez prova de que gera o caos. Além de ser contrária aos princípios do direito internacional vigentes! Na Síria, a grande frente de luta contra o regime é sustentada principalmente em Jihadistas sectários e fanáticos de uma crueldade sem limites, tanto os do Daesh/ISIS, como da Al-Nusra/ Fatah-Al-Sham, ex-filiada da Al-Qaida. O seu modelo social não será o “califado”, o salafismo waabita, do mais retrógrado e opressivo? Os rebeldes moderados, se excluirmos os curdos, com a sua agenda política, estão misturados com os jihadistas. Quem é quem, no labirinto das medinas? A trégua definitiva entre os defensores do regime e os oposicionistas não terroristas, não será esse o caminho para o rápido fim da guerra? Será possível ainda? Ou prossegue o extermínio?

José Manuel Jara, Lisboa

Estudos credíveis

Alexandre Soares dos Santos pode ter todos os defeitos e mais um. Contudo, a criação da Fundação consagrada a Francisco Manuel dos Santos tem contribuído para um melhor conhecimento dos problemas nacionais lançando bases para uma maior intervenção da sociedade civil no estudo e debate da realidade do Portugal contemporâneo. O recente estudo “Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal: 2009-2014” mostra que os pobres não descolaram dos níveis de pobreza. Pelo contrário, o plano de assistência financeira deixou-os mais pobres. Se há conclusões a que devemos estar atentos são as da FFMS e do INE: palavras e números retratando a realidade.

Ademar Costa, Póvoa de Varzim

Sugerir correcção
Comentar