Cartas à Directora

A continuidade do tempo

Seguindo o rito anual vão-se realizar mais umas festas em Honra de N.ª Sra. da Conceição em Barrancos.

Agora que uma parte do ritual foi internalizada, inclusive pelos que dela procuraram publicidade em nome de putativos direitos dos animais (que alguns desses prosélitos contestavam com lógica e Direito!), agora que algumas pessoas a necessitarem de tratamento psiquiátrico que se escondiam sob o epíteto de animalistas se aquietaram, o ritual, no seu conjunto religioso e também profano, interligados e articulados pela Comissão de Festas e todo o povo de Barrancos em geral, desenrola-se com paz e tranquilidade.

Como sempre, mesmo nos tempos da proibição, mas não nos tempos agitados em que a incompreensão pela lógica sócio-antropológica e uma ideia errada da vida dos campos, assimilando os animais neste criados com funções pastoris, aos lúlus torturados sem preocupação nos apartamentos citadinos e que não são matéria de preocupação dos ditos amigos dos animais, mesmo quando o seu excreta abunda pelas cidades, esses foram momentos de grande angústia.

Hoje, como inúmeras teses universitárias aprofundam, o tempo pára em Barrancos nos momentos mágicos da procissão, do “encierro” e da corrida, tudo numa lógica de defesa da continuidade do espírito que se faz carne, de toiro, depois nos convívios, elevando o espírito para os bailes e festas numa lógica que já foi também genésica, espírito, materialidade no corpo e continuação.

Muitos enganos se desenvolveram e ainda se desenvolvem em torno da parte taurina das festas, de todas as festas que pelo país marcam a eternidade da continuidade, seja no efémero do momento.

Estamos nas festas de Barrancos que também cumprem com o ritual da construção dos “tabuados”, únicos que dão magia à nossa Praça e inclusive levam (outra tese) que a Virgem saia pela porta da sacristia para dar unção ao povo.

Agora sossegado o povo e sem a pressão da angústia de nos roubarem o toiro (para fazer o quê?) as festas de Barrancos, a nossa “féria”, volta, ou melhor continua a ser, com a integração do tempo e da sua paisagem feita pelos homens, um momento de convívio, de cante, de tertúlia, de comes e bebes e de honra do espírito que fez este povo e obviamente do sagrado que nos protege. Contra tudo e contra todos mas em nome da nossa humanidade.

António Eloy, Barrancos

Sugerir correcção
Comentar