Cartas à Directora

Nervos à flor da pele

Comprei o PÚBLICO de 22.7 e em boa hora o fiz. Gostei de saber que António Guterres tem boas hipóteses de vir a ser o próximo líder da ONU, se não acontecerem coisas imprevistas.

A crónica de um historiador, Rui Tavares, diz coisas que muita gente deveria saber, mas, infelizmente, a "política" parece causar alergia, por razões "compreensíveis".

Os tempos que correm trazem muita gente alarmada e pronta a desconfiar de tudo. É um instinto primário de defesa e nenhum de nós está totalmente imune. O eng.º Fernando Santos, homem de Fé, dizia que "não tinha medo de nada", mas na realidade, na barca onde seguia Jonas, parece que só ele acreditava que a culpa da tempestade era dele próprio, por estar a fugir do que a consciência lhe ditava. Relutantemente, os marinheiros deixaram-no atirar-se à água e veio a baleia que o cuspiu na praia.

Deixo aqui  datas para reflexão. Em 6.8.1945 foi lançada a primeira bomba atómica, sobre Hiroxima; pf somem os algarismos da data (33 = 3x11). Em 8.8.1945 (35=5x7) foi a vez de Nagasaki. Em 11.9.2001 (14=2x7) foi o ataque a civis, em aviões civis. Em 16.10.1978 (33=3x11) foi eleito J. Paulo II que tentou tornar o Mundo mais seguro. Em 21.8.1968 (35=5x7) fora a invasão da Checoslováquia. Em 14.7.2016 (21=3x7) foi o atentado de Nice. Em 5.8.2016 (22=2x11) é o início dos J.O. Rio. Em 13.10.2016 (14=2x7) passam 99 (9x11) anos sobre a última aparição de Fátima.

Há aqui 2 números que se repetem e parecem reunir-se a 13.10 próximo: o 11 e o 7.

Os maias tinham um calendário em que, no dia 21.12.2012, começaria um novo "kadun" (ciclo). A data já passou, mas nada indica que estivessem enganados. Segundo eles, esse ciclo seria melhor que os anteriores. Tenhamos Fé e emendemos o que tivermos a alterar nas nossas vidas.

Antides Santo, Leiria

Cultura

Cultura. Cultura. Cultura. A partir do desiderato cultural dos povos partiremos para sociedades mais fraternas e agradáveis. De acordo com o seu grau cultural; assim, serão os seus procedimentos. Jamais cometeremos erros insanáveis se tivermos acesso à cultura. Nunca teremos paz se nos alhearmos da cultura. Estará aqui, porventura, a solução para o morticínio dos últimos tempos. Povos de todo o mundo! Envolvam-se na cultura, verdadeira, do vosso espaço e almejareis a paz e a fraternidade. 

Gens Ramos, Porto

Aí temos a Turquia

Tudo sereno na União Europeia. Não há razões para preocupação. Na sequência de um golpe de Estado “falhado”, que talvez nunca o tenha sido porque muito duvidoso e encenado para oferecer de bandeja poderes absolutos ao Sr. Erdogan, seguem-se prisões em massa de militares e civis, juízes, professores, e, aqui está o pormenor interessante, fecham-se mais de 1000 escolas particulares e 15 universidades.

Uau, a troika Costa-Martins-Sousa sente-se reconfortada e inspirada para os próximos capítulos. A Turquia de Erdogan também defende a escola pública. Um balão de oxigénio e um exemplo a seguir na UE.
Quem estará também seguramente feliz é a Srª Merkel que já não deve ter dúvidas de que a Turquia é o candidato mais certo para entrar na UE.

Manuel Brás, Lisboa

Sugerir correcção
Comentar