Cartas à Directora

Uma questão de “crédito”

Mal soube da notícia, fui a correr à mercearia do senhor Pedro para cancelar o “asa branca”, que tinha com a antecedência necessária, encomendado para o Natal – acontecimento que nos faz perder algum senso – logo que o desmentido da devolução da sobretaxa do IRS que estava na salgadeira das promessas do PaF, propriedade da Casa Coelho-Portas & Cª. Empresa de importação e exportação, que tinha prometido devolver nas vésperas dos dias das vésperas eleitorais, o anunciou às postas. Não sei, e temo se vou a tempo, pois estes compromissos entre Homens de boa-fé, o cliente e o merceeiro, são matéria séria, palavra para honrar. Expus-lhe o problema em que me via, e ele a par da situação, parece ter compreendido e logo ali em cima do balcão, junto à balança que pesa o pagamento, concordamos em reduzir a encomenda para apenas uma badana e um rabo do costume. Agradeci a sua generosidade no conserto do negócio. Assim, talvez me seja mais fácil eu cumprir parte do pedido então feito, quando acreditei no “crédito fiscal” que o Coelho e a Maria dos cofres a abarrotar repetiam de que iriam-me premiar com 35% da sobretaxa do IRS, e eu feliz e contente o aplicaria no “Asa Branca da Noruega”. Como a mentira triunfou e veio à tona, eu e o sr. Pedro da Casa do Bacalhau, especial e importado, lá temos que continuar reduzidos a uns “badanas” e ficar com o “rabo” a assar. O costume!

Joaquim A. Moura, Penafiel

 

Maldito governo! Que caia depressa!

Maldito governo! Que caia depressa, antes que o processo de Sócrates seja mandado arquivar!

Entre outros defeitos, é um governo aparentado com os de triste memória de Sócrates.

Não fiz parte daquela multidão de ansiosos que desesperaram com a lentidão de Cavaco nomear novo Governo. Eu desesperei por outra razão: como Cavaco raramente tem razão e frequentemente se engana, previ que ele se iria enganar e empossar um governo previsivelmente mau!

Foi o que aconteceu! Bastaria o facto das ligações a Sócrates para que eu lhe deseje vida muito curta. Mas há mais razões para isso: sobre a qualidade dos futuros Ministros, eu muito teria que escrever para demonstrar a sua mediocridade. Cito um exemplo, na forma de interrogação e de espanto: como ministro da cultura vamos ter um homem que à porta da cadeia de Évora enxovalhou um dos poderes do Estado de Direito, concretamente o ataque de João Soares à Justiça?! Que cultura vamos ter!

Muito mal acompanhados estão o PCP e o BE com este PS, eterno partido de direita mascarado de esquerda! Porque para ser de esquerda não basta defender a adopção "gay" e o casamento homossexual; é preciso combater a corrupção e ser muito justo na repartição da riqueza, matérias em que o PS não é de confiança.

José Madureira, Porto

Sugerir correcção
Comentar