Cartas à Directora

A hipocrisia comunista

Tinha 18 anos e sabia do mundo o que já tinha aprendido nos manuais escolares. Ainda não tinha atravessado a fronteira, nem para comprar caramelos no Rosal de la Frontera. Já tinha desistido de Deus, pela hipocrisia dos seus pastores. Tinha sede de Liberdade e Justiça Social. Tocou-me a abnegação, o sacrifício e o desprendimento material dos heróis de Peniche. Filiei-me na organização estudantil do PCP, pouco depois do 25 de Abril.

Algum tempo depois, a 11 de Novembro de 1975, numa atitude perfeitamente gratuita e irresponsável, que só mais tarde admiti e compreendi como tal, a célula da UEC da minha escola hasteou uma bandeira do MPLA para celebrar a proclamação unilateral da independência de Angola. A 100 metros de distância, na mesma Rua da Junqueira, perfilavam-se longas e lentas filas de gente desesperada  à porta do IARN (Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais). Não fomos linchados porque não calhou, porque tivemos muita sorte e porque o marido de uma camarada era capitão da Polícia Militar, ali ao lado, na Ajuda.

Tudo isto me veio  à memória ao ler o artigo de Francisco Teixeira da Mota na edição do PÚBLICO de 27/3, a propósito do julgamento do jornalista angolano Rafael Marques iniciado esta semana em Luanda. Todos sabemos o que é hoje o MPLA! Só não sabe quem não quiser ou preferir meter a cabeça na areia. Não há como não saber!

Sei também que na última Festa do Avante! uma delegação oficial do MPLA foi calorosamente recebida e os dirigentes "abordaram o estado das excelentes relações de amizade existente entre os dois partidos”.

Para quem tanto fala da exploração dos trabalhadores e do povo português e o Internacionalismo Proletário é um dos mandamentos da “cartilha”, o que é isto senão pura Hipocrisia?

Helder Pancadas, Sobreda

Tiago Reis Marques

Tiago Reis  Marques merece os parabéns! O médico psiquiatra, de 38 anos, recebeu o Prémio de Melhor Jovem Investigador, no 15.º Congresso Internacional de Investigação de Esquizofrenia nos Estados Unidos da América. Tiago Marques é investigador e docente no King's College em Londres. O stress e as alterações cerebrais estão no centro das suas investigações. A juventude portuguesa é a melhor entre as melhores. Quem convida os jovens portugueses a sair de Portugal não merece um voto sequer! São inúmeros os exemplos de talento da juventude portuguesa em diversas áreas. Literatura, cinema, investigação científica, desporto, moda e jornalismo têm nos jovens portugueses executores de excelência! O talento e a arte não conhecem fronteiras. Devemo-nos orgulhar da juventude portuguesa. À rasca ficam os mais velhos, se os jovens abandonarem a caravela portuguesa! Os jovens portugueses brilham em todas as áreas do saber. Com a crise e o desemprego a fomentar o stress em Portugal, bem precisamos das investigações do Tiago, para sabermos melhor de que forma o stress provoca alterações comportamentais.

Parabéns,Tiago Marques!

Ademar Costa, Póvoa de Varzim

Sugerir correcção
Comentar