Que perca, a Alemanha

Foto

Logo à noite é o Portugal-Alemanha. Que fique já dito que espero o melhor.

Há muito a nosso favor: todos os países do mundo, mesmo a Alemanha, estarão a torcer por nós. Uma vitória de Portugal é a grande surpresa que toda a gente quer e ama. Para poderem dizer que no futebol não há certezas, que o poder económico não é tudo e que o little Portugal mostrou que it"s from tiny that one twists the cucumber.

É um Portugal-Alemanha e não um Alemanha-Portugal. Jogamos em casa. Nem os polacos nem os ucranianos se sentiram alguma vez invadidos por antepassados portugueses.

Segundo o PÚBLICO de anteontem, Portugal caiu cinco lugares, de 5.º para 10.º lugar. O que só redobra o nosso papel de underdogs. Em inglês é coisa boa, que se deve apoiar: o contrário da má tradução portuguesa que é "abaixo de cão".

Será Portugal a décima melhor selecção do mundo? A do Uruguai é a 2.ª. A da Alemanha é apenas a 3.ª. Logo, se a portuguesa for mais parecida com a uruguaia do que com a alemã - um facto incontestável - é natural que fique à frente dela. Portugal é o Uruguai da Península Ibérica. A Argentina da Península Ibérica é a Espanha (que está em n.º 1). Todos os portugueses estão à espera de perder e a fanfarronar que esta selecção não vale nada e que já sabem do que a casa gasta. Somos sempre desiludidos.

Ainda há esperança que tudo se vire contra nós, mas a nosso favor. Pode ser o grupo da morte - mas nós, em princípio, não vamos em grupos. Força!

Sugerir correcção