A Parque Escolar

1. Foi notícia, nos últimos dias, a demissão do conselho de administração da Parque Escolar, por alegada má gestão e derrapagem nos custos das obras, segundo diria um muito falado mas pouco citado relatório da Inspecção-Geral de Finanças. Na verdade, sobre a gestão da Parque Escolar, diz aquele relatório que "o conselho de administração tem procurado adoptar boas práticas de gestão, tendo (...)garantido o controlo das derrapagens de custo das empreitadas, dentro dos limites legais previstos" (páginas 139-140). Não há, pura e simplesmente, qualquer relação entre as acusações de má gestão e a avaliação da Inspecção-Geral de Finanças.

2. Muito se disse para alimentar a ideia de que o programa da Parque Escolar era desnecessário, caro e mal gerido. Sobre a gestão, é suficiente ler o relatório citado. Sobre a necessidade e o custo do programa, importa recordar três dos problemas que levaram à criação da Parque Escolar, em 2007.

Primeiro, a degradação e a obsolescência das escolas secundárias, com problemas estruturais, uso de materiais perigosos e níveis de ruína adiantados. Com o programa, foram recuperados 181 equipamentos espalhados pelo país, sendo possível agora comparar o antes e o depois e concluir que as escolas públicas podem ser espaços de estudo modernos, preparados para o futuro e com qualidade arquitectónica. Só um intolerável preconceito classista permite confundir com luxos desnecessários as exigências de qualificação da escola pública.

Segundo, as dificuldades de gestão da rede, com abandono e encerramento de escolas históricas nos centros das cidades ou desperdício de recursos em escolas com procura reduzida. Em todas as escolas intervencionadas pela Parque Escolar aumentou o número de alunos, invertendo-se aquelas consequências negativas. Foi também possível identificar melhor as necessidades regionais. Apenas um exemplo: no Alentejo, existiam, em 2005, cerca de 54 escolas com o secundário. Ponderadas as necessidades de equilíbrio territorial e o crescimento desejável das taxas de escolarização, estimou-se serem necessárias menos de 30 escolas. Decidiu-se por isso intervir em 26 escolas, as quais, tendo ficado maiores, e, portanto, mais caras, representaram, porém, no conjunto, um investimento global menor.

Finalmente, a sustentabilidade da gestão e o financiamento dos edifícios escolares. O modelo em vigor até 2007 era ineficaz e ineficiente, provocando um enorme desperdício de recursos e incapacidade para cumprir mínimos, como o da pintura exterior dos edifícios. No entanto, entre 1990 e 2006, o valor acumulado do PIDDAC do Ministério da Educação foi de 2.340 milhões de euros. Com mais ou menos o mesmo valor, a Parque Escolar recuperou, em quatro anos, 188 escolas, resolvendo problemas de fundo, incluindo o da conservação futura das escolas intervencionadas. Não terão sido mais caros, porque menos eficazes, os 2.340 milhões gastos anteriormente do que o valor agora investido com resultados provados?

O programa da Parque Escolar é caro e exigente, mas ao custo final devem ser deduzidas as economias geradas pelo encerramento de escolas desnecessárias. Como deve ser considerado o facto de, após a intervenção da Parque Escolar, as escolas reforçarem a sua capacidade de angariação de receitas próprias através do aluguer de salas e equipamentos desportivos, de auditórios e espaços de refeição, podendo uma parte dessas receitas contribuir para pagar rendas e outros encargos.

3. A avaliação que faço da Parque Escolar e do seu conselho de administração é positiva. Responderam de forma eficaz e competente a todos os desafios, mesmo os mais difíceis, como a adaptação do plano de actividades para, no quadro da resposta à crise de 2008, antecipar obras em cerca de 100 escolas. A sua dedicação à escola e à causa pública não precisa de palavras, está patente e ficará para a história nas 188 escolas já modernizadas. Nenhum outro programa de construção escolar, dos vários realizados em Portugal desde 1938, atingiu, em quatro anos, os níveis de concretização da Parque Escolar.

Sugerir correcção