Nuno Camarneiro

Todos os tópicos

Venho propor dez livros, quase todos recentes, para as férias, defendendo mais uma vez a tese que o Verão não tem que ser tempo de literatura light. É nesta época que há mais tempo não só para ler como para pensar, não estando provado que o cérebro humano perca qualidades sob a acção do calor. Os temas são variados (só um dos títulos é de ficção) e a ordem é alfabética do apelido do autor.

  • Venho propor dez livros, quase todos recentes, para as férias, defendendo mais uma vez a tese que o Verão não tem que ser tempo de literatura light. É nesta época que há mais tempo não só para ler como para pensar, não estando provado que o cérebro humano perca qualidades sob a acção do calor. Os temas são variados (só um dos títulos é de ficção) e a ordem é alfabética do apelido do autor.

  • Um ano de apostas na não-ficção para os leitores que querem interpretar a actualidade e também de literatura polémica

  • Um teorema pode ser poético. E o poeta pode fazer teoria? Na grande narrativa da humanidade, ciência e literatura têm uma história conturbada: parecem tocar-se, mas por vezes estão de costas voltadas.

  • Os portugueses Afonso Cruz, João de Melo, Mário Zambujal, Nuno Camarneiro e Ricardo Araújo Pereira são os convidados desta edição.

  • É um "romance urbano" à volta de um prédio de apartamentos à beira-mar. O prémio, no valor de 100 mil euros, é dado pelo grupo editorial Leya.