Vamos às vindimas!

É a época dourada do ano vinhateiro, e o turismo descobriu-a. O enoturismo está na moda, mas as vindimas acontecem só uma vez por ano. A FUGAS, pela mão de Andreia Marques Pereira, propõe alguns programas pelo país fora em que o visitante não só é convidado a fazer visitas e provas de vinhos, mas também a arregaçar as mangas (das camisas e das calças) e participar nos trabalhos da apanha e pisa das uvas. As fotografias são de???

Água Hotels
A região é a do vinho verde, Mondim de Basto, mais concretamente. A proposta inclui vindimas e relaxe - vínico, também. Literalmente, ou não fosse uma das sugestões do Água Hotels (implantado em 250 hectares com vista para o rio Tâmega e a Senhora da Graça, estamos no meio de paisagens rudes e vales profundos, aldeias típicas e as Fisgas do Ermelo mesmo ali no Parque Natural do Alvão) um "envolvimento de vinho" - sim, este Especial Vindimas passa também pelo SPA. Mas como também é uma proposta muito tradicional, há um dia (o segundo, dos três que constituem o pacote) verdadeiramente rural. Vindimas, piquenique e jogos tradicionais na quinta - à noite, vestimo-nos para o jantar de provas de vinho. O primeiro e o último dia estão reservados ao circuito SPA e a todas as indulgências que a sauna, banho turco, jaccuzi, salas de massagens, ginásio e piscina interior nos proporcionam. As crianças têm programa à parte (?30), similar ao dos adultos: também vão às vindimas, fazem piquenique e jogos tradicionais e terminam com um jantar.

Preços (programa por pessoa): quarto duplo ? 270; individual ?330; crianças até oito anos têm alojamento grátis no quarto com adulto (uma criança por quarto; segunda criança ?25 por noite).

Água Hotels
Monte da Paradela
4880-162 Mondim de Basto
Tel.: 255 389 040
Fax: 255 382 001
www.aguahotels.pt

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

Pergaminhos não lhe faltam: o Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, que abriu em 2005 numa casa senhorial oitocentista do Douro, reivindica ser o primeiro hotel do vinho nacional, e diversos prémios nacionais e internacionais de enoturismo sublinham-lhe a excelência. No vale do Douro, proporciona o acompanhamento das actividades vínicas e agrícolas aliadas ao lazer conferido pelo envolvimento paisagístico e histórico - experimente-se o "winecaching", o BTT, a canoagem, o slide, o tiro ao alvo, os jogos tradicionais... Nesta altura, em que todos os dias são de vindima (e de festa) na região demarcada mais antiga do mundo, a Quinta Nova apresenta a experiência "Um dia na vindima", uma imersão na tradição do Douro vinhateiro e nos prazeres vínicos. De manhã (11h00), temos a apanha de uvas, depois da formação, e, no final da jornada, um almoço de vindima (bebidas incluídas). À tarde, um "WineTour" inclui a prova do primeiro vinho na adega, porém, a "verdadeira" prova vem depois, com quatro vinhos (Porto e DOC Douro) à espera de serem degustados. Para quem quiser passar a noite, a Quinta Nova disponibiliza 11 quartos, com vista para a vinha e o rio.

Preço: ?45 por pessoa; ?14 (dos 4 aos 12 anos)

Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
Quinta Nova
5085-222 Covas do Douro
Tel.: 254 730 430; 969 860 056
Fax: 254 730 431
Email: hotelquintanova@amorim.com
www.quintanova.com

Pousada CS Solar da Rede

Um solar numa quinta do Douro. A paisagem é património da humanidade, a quinta está em pleno funcionamento - o que a horta e o pomar dão, mais o azeite e o vinagre de vinho, vão parar à cozinha -, o solar é do século XVIII, mas tem piscina e "court" de ténis. À volta, a paisagem faz-se de vinhedos em socalcos prontos a descobrir a partir daqui, da Pousada CS Solar da Rede. Em tempo de vindimas, o Solar da Rede alia-se à Enoteca de Favaios para um Especial Vindimas 2009 (Setembro), três dias/duas noites para desvendar o processo vitivinícola. Começamos pelo segundo dia, que é o da festa. Pequeno-almoço arrumado, parte-se para a Quinta da Avessada, na Enoteca, onde concertinas e um moscatel de honra nos esperam para uma visita aos jardins. É só às 11h30 que começa o trabalho "pesado" - é o corte das uvas, o transporte para o lagar com os cantares tradicionais durienses em fundo. O almoço é tradicional, em potes de ferro, e, antes, há aperitivos acompanhados de vinhos frescos e na presença dos enólogos da quinta. Da parte da tarde, pisa-se a uva, com acompanhamento do grupo de cantares. Espera-se que o ritmo chegue depressa, porque dura apenas meia-hora - às 16h00, já estamos numa prova comentada de vinhos licorosos. Segue-se o lanche tradicional acompanhado por vinhos do Douro, e termina o dia. O programa inclui, além das duas noites de estadia com tratamento VIP e pequeno-almoço buffet, o jantar (sugestão do chefe, no primeiro dia). O check-out é as 10h30.

Preços (pacote, por pessoa): quarto duplo - ?312,50; quarto individual - ?605; cama extra para crianças entre os três e os doze anos - ?95, para maior de 13 anos - ?225.

Pousada CS Solar da Rede
Santa Cristina
5040-336 Mesão Frio
Tel.: 254 890 130
Fax: 254 890 139
E-mail: info@cs-solardarede.com
www.cs-solardarede.com

Caves Aliança

Estamos em plena Bairrada, naquela região entre Aveiro e Coimbra onde, além do famosíssimo leitão assado, há o vinho. As Caves Aliança podem ser uma boa porta de entrada para este universo. Durante o ano inteiro (de segunda a sábado), há visitas guiadas - o parque das barricas de vinho, as caves de espumante e aguardente fazem parte do roteiro permanente, que termina sempre com um brinde com espumante Bairrada; provas de vinho e jogos de aromas (quais detectives, os visitantes são incitados a desvendar os cheiros que se escondem num copo de vinho); experiências enogastronómicas; e venda de vinhos (da casa e não só). Mas chega Setembro e (até meados de Outubro) o programa alarga-se: fazemos (quase) tudo isso e ainda vamos até às vinhas armados de tesoura. Aliás, começamos por aí. Às 8h30, estamos na Aliança para uma formação rápida na arte da vindima, e, meia-hora depois, já a praticamos - até ao almoço (com intervalo para a "bucha") típico, servido na quinta onde decorre a vindima (a Aliança tem cinco quintas). Da parte da tarde, é tempo de relaxar com uma visita guiada à adega, para acompanhar a recepção e a transformação das uvas, e às caves, que termina com a degustação de espumante com amêndoa torrada. Antes do fim, uma passagem pela loja de vinhos (por volta das 16h30). O programa é válido de segunda a sexta, excepto feriados, e as marcações devem ser feitas até uma semana antes da data escolhida.

Preços: ?50 por pessoa (cinco no mínimo)

Aliança, Vinhos de Portugal, S.A.
Rua do Comércio, 444
3781-908 Sangalhos
Tel.: 234732045
Fax: 234732005
E-mail: maria.luz@alianca.pt
www.alianca.pt
www.enodestinos.pt

Herdade dos Grous

São 700 hectares na planície alentejana de plena vivência bucólica, entre pastagens e campos cultivados. Não falta uma albufeira para desportos náuticos, os cavalos correm soltos e os balões sobem aos céus, regularmente. Contudo, a Herdade dos Grous é sobretudo vinhas e vinho de qualidade reconhecida. E enoturismo, certamente, com visitas e provas diárias, um "wine bar" e um restaurante "gourmet" para elevar a experiência à enogastronomia. Fazer parte de um dia na vida quotidiana da herdade é a proposta para as vindimas (durante o mês de Setembro). À chegada, um sumo natural e os utensílios para vindimar recebem os visitantes, que se juntam depois aos restantes trabalhadores. A pausa para o almoço é verdadeiramente campestre, um piquenique para relaxar. Porque o dia de "trabalho" ainda vai a meio, falta receber as uvas nas caves, pisá-las - a prova fica para o fim. A jornada termina noutra toada, com um jantar vínico de degustação: não surpreende ninguém se acrescentarmos outra prova de vinho. Quem quiser pernoitar, pode optar por ficar na herdade que tem 24 quartos e uma lareira em cada um - o Outono está aí à porta.

Preço: ?110 (por pessoa)

Herdade dos Grous
Albernôa
7800-001 Beja
Tel. 284960000
Fax 284960072
E-mail: info@herdadedosgrous.pt
www.herdadedosgrous.com

Malhadinha nova Country House & Spa

Mais do que um especial vindimas, a proposta "Vinium" da Malhadinha Nova Country House & Spa é uma experiência vínica total. De 22 a 25 de Setembro, há vindimas, jantares "gourmet", provas de vinhos, cinema ao ar livre, spa, jeep safari, pesca - tudo num pacote de três noites de alojamento, com (quase) tudo incluído. A chegada é ao final do dia, com tapas alentejanas e vinhos da Malhadinha a aguardarem os visitantes, que terão depois um "briefing" da experiência. O jantar "gourmet" apresentará cozinha alentejana recriada acompanhada por vinhos Monte da Peceguina - a noite termina com um "ice wine". O segundo dia começa cedo - as vindimas começam de madrugada, nós somos instados a juntarmo-nos às 7h30, antes do pequeno-almoço. Ao fim da manhã, um "jeep" safari para conhecer a herdade e ainda uma visita guiada à adega e prova de vinhos - o almoço é tradicional na adega. Ao fim do dia, curso de iniciação à prova de vinhos; novo jantar "gourmet" (desta feita, com vinhos Malhadinha e combinação com uvas) e fim de noite com chá. Mais um dia, desta vez não madrugador: o programa começa às 11h, estamos na adega a receber as uvas, que seleccionamos e pisamos. O almoço é nas vinhas, com prato tradicional das vindimas, e ao fim da tarde temos massagem de vinoterapia. O jantar tem menu de degustação seguido de cinema ao ar livre - a inevitabilidade de "Sideways". No último dia, pesca-se, às 10h30, na barragem da propriedade - queremos achigã, dizem-nos, até porque a seguir temos workshop para aprender a cozinhá-lo. Depois, comemo-lo, claro. O "check out" está marcado para as 15h.

Preço: pacote por quarto duplo ?1.200; quarto triplo ?1.600 (exclui bebidas às refeições e fora delas)

Herdade da Malhadinha Nova
7800-601 Albernôa
Beja
Tel.: 284 965 432
Fax: 284 965 429
E-mail: geral@malhadinhanova.pt
www.malhadinhanova.pt

CAIXA

Às vindimas de comboio

Não se põe a mão na massa, mas o pé nas uvas está garantido. "Até ao parar do comboio é vindima" é o nome da iniciativa da CP, que nos leva até ao coração do Douro, para visita à Quinta de Campanhã, hoje, amanhã e dias 26 e 27 de Setembro. O início é na Estação de S. Bento (Porto) - pelas 8h45 embarcamos no comboio até à Régua, e na Quinta da Campanhã esperam-nos a actuação de um rancho folclórico, uma visita à adega e um almoço regional, onde não faltará a prova de vinho do Porto. À tarde, pés nas uvas para a "lagarada" - e pés no chão para danças e cantares populares. O regresso à casa de partida está marcado no comboio das 18h17. O preço é ?57, e inclui tarifa de ?3 por 24 horas de estacionamento na Estação de Campanhã e desconto de 30 por cento em dormidas no Hotel Tryp Porto Centro. www.cp.pt

"In vino veritas", ou de como casar História e Natureza na Quinta de Ervamoira

A época das vindimas é um bom pretexto para uma visita à Quinta de Ervamoira, um lugar já mítico no Douro. António Sá (texto e fotos) guia esta viagem que tem também uma vertente de História (evocada num museu), mas cuja principal atracção é o "bouquet" visual proporcionado por uma vinha que foi a primeira plantada na vertical, e cuja criação se deve a um homem visionário, José Ramos Pinto Rosas

A partir da pacata localidade de Muxagata, poucos quilómetros a sul de Vila Nova de Foz Côa, podemos aceder a uma das quintas mais peculiares do Alto Douro Vinhateiro. A história do local funde-se com a geologia da Terra, se quisermos pegar pela temática do xisto local; abraça a arte paleolítica, com boa parte das gravuras rupestres mais representativas situadas mesmo em frente; segue depois pelo período romano, pela Idade Média e vem até aos nossos dias, com a produção de vinhos de renome. Por isso, uma visita à Ervamoira tem de ser encarada como uma viagem no tempo... com tempo para ser plenamente apreciada, como o próprio vinho.
Após Muxagata, o caminho em terra batida depressa se embrenha na paisagem agreste, para ir descendo em direcção à margem esquerda do Côa. Durante o tempo seco, é o calor e a poeira que desafiam os nossos limites, tornando o ar duplamente irrespirável; quando chegam as chuvas, é a vez da lama e das águas da Ribeira de Piscos condimentarem o acesso - nada que aflija os veículos todo-o-terreno de serviço ou, sequer, os nossos sentidos, que até desembrutecem com o temperamento de uma região tão rija quanto generosa. A chegada é anunciada por um mar de vinhedos, em ondulação suave voltada aos quadrantes sul e nascente, e povoado pelas cinco castas tradicionais da região. Na Primavera, os tons de verde contrastam com o amarelado das encostas, enquanto durante os primeiros dias de Outono uma paleta de ocres e vermelhos pinta os horizontes com um insuperável "bouquet" visual. Independentemente da altura do ano, mais do que as tonalidades que empresta à paisagem, a vinha tem aqui um grafismo especial; é algo de que se gosta à primeira, mas que só se interioriza à segunda, quando nos explicam que Ervamoira foi a primeira e é a única vinha integralmente plantada na vertical - método também apelidado de "vinha ao alto".

Uma criação de José Rosas

Foi em 1974 que José Ramos Pinto Rosas viu nestas terras a localização perfeita para uma quinta modelo na produção de porto e vinhos de mesa. Baseado na experiência de José Sobral, que durante anos trabalhara na propriedade (então apenas dedicada às culturas da oliveira e do centeio), e nos conhecimentos do enólogo João Nicolau de Almeida, a ideia encorpou naquilo que agora estamos a ver e que, daqui a uns minutos, podemos mesmo provar.
Praticamente no final do trajecto, os contornos de uma casa de xisto isolada erguem-se acima dos bardos, como um farol ao cabo deste oceano de Baco. É o Museu do Sítio de Ervamoira - uma espécie de arca de Noé que perpetua a memória da quinta -, recuperado e inaugurado em 1997 após a decisão governamental de suspender a construção da barragem do Côa. Se as gravuras e a propriedade já partilhavam o mesmo contexto paisagístico, a partir desse momento, salvas de uma submersão compulsiva, passaram também a partilhar o mesmo desígnio: relembrar aos homens a cegueira das suas precipitações. E assim entramos neste humilde e grandioso templo.
As suas quatro salas, maiores do que a volumetria do edifício deixa adivinhar, revelam-nos os diferentes aspectos da região onde se insere a quinta. Primeiro, abordam-se os factos geológicos, paisagísticos, biológicos e arqueológicos, com especial incidência nas gravuras rupestres do paleolítico que se encontram fora e dentro dos seus limites. Depois, passa-se à realidade da viticultura, onde se explica a tipologia do plantio, as diferentes castas, e se dá a conhecer os visionários que deram forma a tudo isto. A sala seguinte é partilhada entre uma exposição permanente dos achados numa estação arqueológica romana e medieval (diversas peças de cerâmica, moedas romanas, um sarcófago, entre outros) e uma temporária, dedicada à pintura, escrita ou trabalhos científicos inspirados no contexto geográfico da Ervamoira. Uma última câmara reserva-nos uma viagem à história da Ramos Pinto, através dos rótulos mais emblemáticos, e a oportunidade de levar para casa um pedaço do seu património - sob a forma mais óbvia, numa garrafa do conhecido Duas Quintas, ou através de uma reprodução dos ousados posters Belle Époque com que a casa fazia anunciar os seus néctares.
Quando as portas se abrem de novo à luz, vemos a visita desaguar sobre uma bela esplanada de xisto. Uma vez aqui, podemos finalmente fazer a prova de um porto, acompanhado de frutos secos da região, ou até saborear um almoço pré-reservado. Envolvidos pelo rio, as gravuras, as vinhas e uma sucessão de colinas de xisto à distância, estamos entregues a um "Grand Finale" garantido.

Visitar a Quinta

A Quinta e o Museu de Ervamoira podem ser visitados todos os dias, excepto à segunda-feira. As marcações têm de ser feitas previamente através do telefone 279 759 229, ou através do mail museuervamoira@portugalmail.pt. Como o acesso é difícil, o ponto de encontro é na aldeia de Muxagata, local de onde partem os jipes em direcção à quinta. Com uma duração de duas horas, e incluindo uma prova de um vinho do Porto, o preço por pessoa é de 7,50?; crianças entre os 6 e os 12 anos pagam 2,50?. Há a possibilidade de almoçar na quinta fazendo a reserva com antecedência.

Onde ficar

Quinta do Chão d"Ordem
EN 102 - Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279 762 427; www.chaodordem.com
Quarto duplo a partir de 60 ?

Casa Vermelha
Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279 765 252; www.casavermelha.com
Quarto duplo a partir de 90 ?

ONDE COMER

O Bruiço
EN 102 - Vila Nova de Foz Côa
Tel.: 279 764 379

Sugerir correcção