Jogos Paralímpicos

Simone Fragoso na final dos 50m livres

A nadadora portuguesa Simone Fragoso assegurou nesta quinta-feira presença na final dos 50 metros livres S5 dos Jogos Paralímpicos Londres 2012, que se disputa ao final do dia no centro aquático do Parque Olímpico.

Simone Fragoso, que pela primeira vez vai marcar presença numa final em Jogos Paralímpicos, admitiu ter conseguido “quase um milagre” e promete tentar fazer ainda mais na final, agendada para as 20h14.

“Estou cansadíssima. Fiz o meu tempinho, no segundo 44 e consegui passar à final. Não estava nada à espera, já tinha dito que conseguir isto seria quase um milagre”, afirmou a atleta no final da eliminatória.

Simone Fragoso, que tem nanismo, nadou em 44,49 segundos, abaixo da sua melhor marca, 44,17s, que é recorde nacional, ficando a 8,06s do melhor tempo, conseguido pela ucraniana Nataila Prologaieva.

“Estou com esperanças de melhorar o meu recorde na final. Elas [as adversárias] que se preparem para a tarde”, afirmou a nadadora, que foi a primeira portuguesa a entrar em competição nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, onde Portugal está representado por 30 atletas.

A nadadora, que na quarta-feira completou 32 anos, foi bastante apoiada nas bancadas, por outros atletas da missão lusa, assegura que entre o imenso barulho conseguiu ouvir a voz da mãe, que foi a Londres ver a prova.

“No meio de milhares de pessoas consegui ouvir a minha mãe. Ela tem uma forma especial de dizer o meu nome”, explicou.

Em Londres, além da final de hoje, Simone Fragoso vai ainda nadar os 50 metros mariposa e os 100 metros livres, provas cujas eliminatórias estão agendadas para 7 e 8 de Setembro respectivamente.

Os nadadores com deficiências locomotoras são agrupados nos diversos estilos (livre, costas, bruços, mariposa e estilos) de acordo com as suas capacidades funcionais através de avaliações, nomeadamente, da força muscular, coordenação e limitação de movimentos.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.