• Um grupo de 20 militares e importantes cientistas norte-coreanos, entre eles o “pai” do programa nuclear de Pyongyang, Kyong Won Ha, fugiu para os Estados Unidos e países aliados no âmbito de uma operação secreta levada a cabo via Nauru, uma pequena república do Pacífico, segundo publica o jornal australiano “The Australian” na sua edição de sábado ("The Weekend Australian”).

  • Uma pequena ilha do Pacífico, a República de Nauru, tornou-se no primeiro "alvo" da luta internacional contra os paraísos fiscais, depois de a França ter decretado o levantamento do sigilo bancário nas transacções com aquele Estado. O decreto publicado sexta-feira em França obriga os bancos franceses a declarar ao organismo encarregado da luta contra o branqueamento de capitais, o Tracfin, qualquer transacção superior a oito mil euros com aquele Estado.

  • Os refugiados afegãos, que protagonizaram, a bordo do cargueiro norueguês "Tampa", uma batalha legal e uma odisseia perante a recusa por parte da Austrália em acolhê-los, não vão poder falar com a imprensa durante os próximos meses. O grupo que a Nova Zelândia aceitou receber - 140 pessoas - chega nos próximos dias ao país, vindo de Nauru, onde ficaram os restantes afegãos.

  • O primeiro grupo dos 670 imigrantes ilegais transportados pelo navio australiano de guerra "Manoora" já desembarcou na ilha de Nauru, depois da Austrália ter recusado a sua entrada no país. O grupo dos 670 clandestinos é constituído pelos ilegais resgatados pelo navio norueguês "Tampa" no mês passado e por um conjunto de indivíduos iranianos interceptados pela Marinha australiana.

  • Mais de 600 imigrantes clandestinos, maioritariamente afegãos, rejeitados pela Austrália chegaram hoje a Nauru, a pequena ilha do Pacífico Sul que aceitou receber, juntamente com a Nova Zelândia, os imigrantes.

  • A Austrália assinou com a pequena república de Nauru um acordo que garante à ilha do Pacífico receber combustível em troca do acolhimento temporário de algumas centenas de clandestinos que viajavam a bordo do "Tampa", o navio norueguês que foi interceptado em águas australianas.

  • A Rússia vai escapar às sanções que pendiam sobre ela, no âmbito da luta do Grupo de Acção Financeira contra o Branqueamento de Capitais (GAFI). Por outro lado, as Filipinas vão ser sancionadas já a partir de Outubro. Nauru obteve um adiamento do exame do seu processo.

  • Os soldados australianos já iniciaram a operação de transferência dos 438 imigrantes afegãos do cargueiro norueguês "Tampa" para o navio militar "Maroona", anunciaram fontes locais, citadas pela AFP. Esta intervenção, que deve durar seis horas, levará os passageiros clandestinos até à Papuásia-Nova Guiné, de onde partirão, de avião, para a Nova Zelândia e para a ilha de Nauru.