Siza Vieira vence prémio Fritz Hoger

Para o Museu Hombroich, na Alemanha, o tijolo foi o material de eleição de Siza.

Um dos edifícios do Museu Hombroich
Fotogaleria
Um dos edifícios do Museu Hombroich DR
Aos 81 anos, Siza Vieira vence mais um prémio internacional
Fotogaleria
Aos 81 anos, Siza Vieira vence mais um prémio internacional Ricardo Castelo
Fotogaleria
Fotogaleria

O arquitecto Álvaro Siza Vieira foi distinguido com o prémio máximo do Fritz Hoger Awards 2014 por excelência em arquitectura construída com tijolos, com o seu projecto do Museu Hombroich, na Alemanha.

A informação, divulgada hoje em sites de arquitetura, foi confirmada à agência Lusa por fonte do gabinete de Siza Vieira, que acrescentou ter tido conhecimento deste prémio na quarta-feira.

De acordo com a informação disponibilizada na Internet, foram submetidos a concurso mais de 500 trabalhos, de 70 candidatos, uma verdadeira amostra "transversal de arquitetura internacional".

O imóvel construído sob projecto do arquitecto, que foi prémio Pritzker em 1992, fica em Raketenstation, Hombroich, Neuss, na Alemanha, e tem as paredes revestidas com o mesmo tipo de tijolo dos edifícios existentes na fundação Hombroich.

Na sua declaração, o júri referiu que este pavilhão de Siza "exemplifica o uso soberano do tijolo na sua forma simples" no meio da paisagem alemã onde está inserido.

Foram ainda distinguidos projectos nas categorias ouro, prata e menção especial. Os Fritz Hoger Awards, que são atribuído de três em três anos, vão na terceira edição.

Sugerir correcção
Comentar