Rumsfeld acusa Iraque de desenvolver armas bacteriológicas

Foto
Rumsfeld alertou que os Estados Unidos enfrentam as ameaças vindas de Estados que possuem armas de destruição maciça Yasser Al-Zayyat/AFPI

O secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld, acusou hoje o Presidente iraquiano, Saddam Hussein, de "mentiroso" e de desenvolver armas bacteriológicas e outras de destruição maciça.

"Se pensam conhecer um mentiroso de primeira categoria, esse é Saddam Hussein", disse Rumsfeld durante um encontro com os militares americanos. "É um profissional no domínio da desinformação", continuou.

A intervenção de Rumsfeld surge depois do Iraque ter afirmado ontem estar disposto a responder a qualquer exigência americana de clarificação, relativamente ao seu arsenal, com o objectivo de mostrar a Washington a prova de que não possui armas proibidas como é acusado.

O secretário americano da Defesa alertou que os Estados Unidos enfrentam novas ameaças vindas de Estados que possuem armas de destruição maciça e que são aliados de grupos terroristas.

"Temos que reconhecer que não é possível defendermo-nos disso. A única coisa que podemos fazer é encontrar os terroristas e prendê-los", acrescentou.

No Koweit, primeira etapa da sua viagem nos países do Golfo, Rumsfeld lançou hoje um novo alerta ao regime de Saddam Hussein que acusou de continuar a desenvolver armas proibidas.

"É claro que eles [iraquianos] têm um programa activo para desenvolver armas nucleares e é claro que desenvolvem activamente armas biológicas".

Sugerir correcção
Comentar