Viúva russa pede indemnização de 1,5 milhões de euros à Bentley

Juristas consideram valor exagerado, num país onde indemnizações por acidentes dificilmente chegam aos 50 mil euros.

A viúva de um homem que morreu num acidente com um Bentley, em Moscovo, reclama uma indemnização de 60 milhões de rublos (1,5 milhões de euros), por danos morais, à construtora automóvel, argumentando que foi um problema no airbag que levou à morte do marido.

Está prevista uma audiência para 14 de Janeiro num tribunal de Moscovo, que deverá analisar a queixa contra a concessionária da Bentley na capital russa, a sociedade Brooklands, explicam os advogados de Irina Mikhailova num comunicado citado pela AFP.

Alexandre Anisonian morreu em Fevereiro de 2012 com múltiplos ferimentos internos, depois de, numa colisão contra um camião, os airbags laterais não terem funcionado. “Segundo as investigações que foram realizadas, os airbags deviam ter disparado com aquele choque, mas a sociedade Bentley Motors recusa-se a assumir a responsabilidade”, explicam no mesmo documento.

A AFP tentou contactar a construtora, mas não obteve qualquer resposta. Os advogados dizem que, depois de reconhecer que o automóvel “não garantiu a plena segurança dos passageiros”, a Bentley não fez “nenhuma proposta concreta”.

A indemnização que está a ser pedida pela viúva e o filho de Anisonian é pouco habitual para a Justiça russa. Indemnizações deste género não costumam ultrapassar os dois milhões de rublos (50 mil euros), explicam juristas ouvidos pelo jornal russo Vedomosti. E mesmo esse valor só é atingido quando estão em causa acidentes aéreos.
 
 

Para que a Bentley seja condenada, os advogados de Mikhailova terão de conseguir provar que o automóvel tinha um defeito de fabrico e que o condutor não cometeu qualquer tipo de infracção. E, segundo o diário russo, o condutor circulava em excesso de velocidade quando se deu o acidente.
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues