Vinte pessoas morreram nesta terça-feira num acidente de um avião da SCAT, uma companhia local, no Cazaquistão. O avião Bombardier CRJ 200 despenhou-se perto do aeroporto de Almaty, a maior cidade do país.
“Cinco membros da tripulação e 15 passageiros estavam a bordo ”, avançou a SCAT num comunicado citado pela agência russa Interfax. As primeiras informações de que a companhia dispõe indicam que todos estarão mortos.
As autoridades estão agora a tratar de descobrir a identidade das vítimas – responsáveis locais ouvidos pela Interfax adiantaram para já que entre os passageiros estava uma criança.
O avião fazia a ligação entre a cidade de Kokshetau, no Norte, e Almaty, capital económica do Cazaquistão, no Sul, mas despenhou-se a cinco quilómetros do aeroporto de destino.
Segundo a SCAT, “o avião atingiu o solo” por volta das 13h locais, numa segunda tentativa de aterragem, “em condições meteorológicas difíceis”.
Foi de imediato criada uma comissão governamental para investigar o acidente e outra para prestar apoio aos familiares das vítimas.
Há pouco mais de um mês tinha havido outro acidente com um avião militar no Sul do Cazaquistão, que resultou na morte dos 27 ocupantes. E em Agosto um helicóptero militar tinha-se despenhado perto do aeroporto de Astana, num acidente em que também os quatro tripulantes morreram.

Comentários