Vice de Chávez diz que Presidente está "consciente" da sua "delicada situação"

Nicolás Maduro procura contrariar rumores sobre estado de saúde do líder venezuelano. Mas admite que situação é complexa.

Nicolás Maduro esforçou-se por desmentir rumores AFP

O Presidente venezuelano Hugo Chávez está “consciente” da sua “delicada e complexa situação” pós-operatória, disse o seu vice e sucessor designado, Nicolás Maduro, que se esforçou por desmentir rumores sobre a deterioração do estado de saúde do líder da Venezuela.

Chávez, que devia ser empossado para um novo mandato de seis anos no próximo dia 10, está hospitalizado há três semanas em Cuba, onde foi operado a um cancro na zona pélvica a 11 de Dezembro, pela quarta vez desde 2011.

“Vi-o duas vezes, falei com ele […] Apertei-lhe a mão direita e ele beijou-me com uma força gigantesca”, disse na noite de terça-feira, numa entrevista à televisão venezuelana Telesur. Nicólas Maduro não foi, no entanto, tranquilizador sobre a evolução do estado de Chávez, com quem disse ter estado duas vezes nos últimos dias.

“Está sob vigilância, prossegue os tratamentos, é uma situação complexa […] Por vezes tem ligeiras melhoras, por vezes a situação é estacionária”, afirmou também.

No domingo, o vice-Presidente, que é também ministro dos Negócios Estrangeiros e foi designado como sucessor por Chávez, interrompeu os preparativos para a passagem de ano e anunciou na televisão, a partir de Cuba, um agravamento do estado de Chávez.

O Governo venezuelano tem-se esforçado por desmentir os insistentes rumores sobre o agravamento da situação do Presidente. Na terça-feira, o diário espahol ABC noticiou que Chávez estava em “coma artificial”.

Henrique Capriles, adversário do Presidente nas eleições do passado mês de Outubro, apelou também num tweet aos venezuelanos para não se deixarem cair “nos rumores nem nos ódios”.

Hugo Chávez, 58 anos, está no poder desde 1999. Face à aproximação da data prevista para a posse do seu quarto mandato, Nicolás Maduro e o presidente da Assembleia Nacional, Dionysos Cascabelle, referiram já a possibilidade do adiamento da cerimónia.

Maduro, designado no mês passado por Chávez com seu sucessor, tem regresso previsto a Caracas para esta quarta-feira.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues