Verão quente, Verão frio

Em Portugal, este foi o segundo Verão mais frio desde 1989, com temperaturas médias de 20,9 graus C. Mas a nível global, bateram-se recordes de calor.

Foto
Setembro ficará muito provavelmente classificado como “muito chuvoso” ou “extremamente chuvoso Laszlo Balogh/REUTERS

Dizer que o período entre Junho e Agosto de 2014 foi o mais quente no mundo desde que há registos meteorológicos fiáveis pode parecer uma brincadeira para quem o viveu o último Verão em Portugal. Aqui, a sensação foi a de uma época estival anormalmente fria. Mas a nível global, os termómetros estiveram mesmo mais altos.

Segundo dados da agência norte-americana para o mar e a atmosfera (NOAA, na sigla em inglês), a temperatura média global neste período foi de aproximadamente 17,1 graus Celsius (C) – ou 0,71 graus C acima da média do século XX. Desde 1880 que o termómetro global não subia tão alto. Este ano foi destronado o recorde de 1998.

Também nunca houve um Agosto tão quente na Terra nos últimos 134 anos. A temperatura foi 0,75 graus C mais elevada do que a média do século XX, que é de 15,6 graus C. Também o recorde anterior cabia a 1998, ano de um forte El Niño – um fenómeno cíclico associado à temperatura das águas superficiais do Pacífico e que normalmente tem um efeito de aquecimento no planeta.

As médias globais – calculadas com base em dados meteorológicos de todo o mundo – não servem para contar a história do Verão de 2014 em Portugal. Por cá, o termómetro marcou em média 20,9 graus C ao longo dos três meses. Foi “o segundo valor mais baixo desde 1989”, segundo o balanço sazonal feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Houve muito menos dias com temperaturas acima de 30 e 35 graus C do que o normal. E Agosto não teve um único dia em que o termómetro subiu acima dos 40 graus C.

Para quem gosta de calor e sol, houve verões muito piores. A década de 1970 foi particularmente fria em Junho, Julho e Agosto. Em oito dos seus dez anos, as temperaturas estiveram abaixo do valor de referência – que é o da média dos 30 anos entre 1971 e 2000. O Verão mais frio das últimas oito décadas foi o de 1977, com uma temperatura média de 18,6 graus C – ou 2,6 graus C abaixo do valor de referência. Já este ano, a diferença foi de 0,4 graus C, o que coloca o Verão de 2014 numa posição mais modesta, entre os 30% mais frios desde 1931.

O IPMA regista uma única onda de calor nesses três meses, entre 11 e 17 de Junho. E a precipitação média no território continental foi de 57,3 milímetros, um valor próximo do normal para a época. O Verão mais chuvoso foi o de 1988, com 164 milímetros, e o Agosto com mais precipitação foi o de 1976, com 47,3 milímetros.

Ao Verão relativamente frio em Portugal segue-se agora um Setembro marcado por um tempo tropical, sem grande amplitude entre as temperaturas do dia e da noite, e com dias seguidos de tempo húmido, aguaceiros e trovoadas. Segundo o IPMA, este mês ficará muito provavelmente classificado como “muito chuvoso” ou “extremamente chuvoso”.

A contradição entre a Terra mais quente e um Verão relativamente frio em Portugal é apenas aparente. A própria NOAA chama a atenção para as variações climáticas nos diferentes pontos do globo. Enquanto Portugal se queixava da ausência de calor, a Dinamarca e a Noruega tiveram um Verão particularmente quente, com as temperaturas em média 1,6 graus C a 1,9 graus C acima do normal. Já os britânicos viveram o seu Agosto mais frio desde 1993.

Na Austrália – nessa altura no Inverno –, o mês de Agosto foi próximo do normal, mas com grandes variações dentro do seu vasto território. Na região ocidental, a temperatura média foi a décima maior desde que há registos. Mas no Norte, o mês encerrou com a quarta menor temperatura média. 

Sugerir correcção
Comentar