Vaticano vive primeiro dia sem Papa

Reunião preparatória do conclave prevista para segunda-feira.

A Igreja Católica vive esta sexta-feira o seu primeiro dia sem Papa, após a renúncia de Bento XVI, à espera da primeira reunião preparatória do conclave sucessório, prevista para a próxima segunda-feira.

O decano Angelo Sodano deve enviar nesta sexta-feira aos restantes cardeais a convocatória para a “congregração geral” que iniciará os trabalhos para a escolha de um novo líder católico.

Na quinta-feira, Bento XVI deixou o Vaticano, recolheu à residência papal de Verão, em Castel Gandolfo, e depois de saudar a população, tornou-se, nas suas palavras, “um simples peregrino”.  Às 20h locais (19h em Portugal), deixou oficialmente a função e tornou-se Papa Emérito.

Com a sua renúncia começou o período de “sede vacante”. A gestão dos assuntos correntes da Igreja Católica está, até à eleição do novo Papa, nas mãos do cardeal Tarcisio Bertone 78 anos, secretário de Estado do Vaticano, uma espécie de “chefe de Governo”.

Bento XVI prometeu na quinta-feira “obediência incondicional” ao sucessor. “Está entre vós o próximo Papa, ao qual prometo deferência e obediência incondicionais”, disse, numa cerimónia de adeus aos cardeais, aqueles que vão eleger o seu sucesso. A despedida dos fiéis tinha ocorrido na quarta-feira, na Praça de São Pedro, na sua última audiência.

A viagem do Vaticano a Castel Gandolfo foi feita de helicóptero.

 
 

Sugerir correcção
Comentar