Varoufakis alvo de anarquistas em Atenas

Mulher do ministro das Finanças abraçou-o para o proteger dos objectos que os anarquistas lhe atiraram.

Foto
Yanis Varoufakis e a mulher, Danae Stratou, numa conferência em Atenas Alkis Konstantinidis /Reuters

O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, foi alvo de um ataque de anarquistas num restaurante na zona de Exarchia, na terça-feira à noite, mas não foi atingido porque a sua mulher, Danae Stratou, o protegeu.

O casal tinha acabado de jantar com amigos num restaurante na zona que é uma espécie de bastião dos activistas de extrema-esquerda em Atenas. Um grupo de anarquistas entrou no pátio do restaurante e disse ao casal e aos amigos para “saírem da sua zona”, depois  atirou alguns objectos de vidro na direcção do ministro, mas Danae Stratou protegeu-o, abraçando-o, conta o próprio Varoufakis numa declaração do Ministério das Finanças. “Tentaram durante uns segundos atingir-me sem a atingir a ela.”

Os anarquistas retiraram-se continuando, no entanto, a ameaçá-los, mas o ministro considerou que estavam mais interessados em causar incómodo do que em agredi-lo. “Comecei a dialogar com eles, dizendo que os queria ouvir”, conta o governante. “Depois de 15 minutos de conversa tensa mas não violenta, a situação acalmou.”

Varoufakis conseguiu a simpatia de alguns gregos por defender o fim da austeridade, mas tem sido muito criticado na Grécia por uma posição demasiado extremada nas conversações com os parceiros europeus, à medida que a disposição pública muda do agrado por ver alguém enfrentar os credores para o medo de que a Grécia não consiga um acordo para financiamento e acabe por sair do euro.

O ministro, que embora seja deputado pelo Syriza não é membro do partido de esquerda, foi também alvo de críticas por ter aparecido com a mulher numa produção da revista cor-de-rosa francesa Paris Match, onde o casal aparece na sua casa de Verão.

O Executivo de Alexis Tsipras anunciou esta segunda-feira que iria mudar a equipa de negociações com o Eurogrupo, deixando um economista doutorado em Oxford e próximo do primeiro-ministro, Euclid Tsakalotos, sob supervisão de Varoufakis, no que foi visto como um afastamento do ministro das Finanças. Numa longa entrevista televisiva, Tsipras disse esperar conseguir um acordo ainda esta semana ou na próxima. com Reuters

 

Sugerir correcção
Ler 11 comentários