Vaga de calor na Índia já matou mais de 500 pessoas

Temperaturas atingiram os 48 graus em cidades do Norte e as monções só chegam ao Sul no fim do mês

Foto
Crianças mergulham no rio Sabarmati, em Ahmedabad, para se refrescarem Amit Dave/REUTERS

Desde Abril de 2015 que uma impressionante vaga de calor, que ameaça ultrapassar os valores recordes, atingiu o subcontinente indiano. A época das monções começa em Junho, mas as temperaturas teimam em não descer. O número de vítimas mortais ultrapassa os 500, sendo que metade dessas mortes ocorreu durante a última semana.

Insolação e desidratação extrema são as principais causas das mortes registadas na Índia, principalmente nas áreas rurais do Sul. Mas a vaga de calor chegou um pouco a todo o lado, batendo recordes de várias décadas em inúmeras regiões indianas. Allahabad e outras cidades nortenhas registaram, no domingo, uma temperatura máxima a rondar os 48 graus Celsius, enquanto na capital, Nova Deli, se observaram quase 44º.

O Departamento de Meteorologia da Índia prevê que o calor se mantenha, pelo menos, até ao fim do mês, altura em que as primeiras monções deverão chegar ao Sul do país. Mas o massacrado Norte terá de esperar mais umas semanas, pelo que as autoridades aconselham as populações a “protegerem-se do Sol” e a beberem “grandes quantidades de água”.

Das mais de 500 pessoas que se julga ter morrido devido ao calor, conta-se a morte de quase 250 só na última semana, no estado de Andhra Pradesh, no Sul. Aqui, 62 pessoas morreram por causa do calor no fim-de-semana. No estado de Telangana, também a Sul, morreram cerca de 190 pessoas nos últimos sete dias, 58 delas desde sábado, segundo informa a agência noticiosa Press Trust of India.

“A maioria das vítimas mortais eram pessoas das classes trabalhadoras, com 50 anos ou mais, que estiveram directamente expostas ao Sol”, esclareceu P. Tulsi Rani, comissário do Departamento de Gestão de Desastres de Andhra Pradesh, citado pela agência AFP. As autoridades indianas já anunciaram que irão prestar um apoio financeiro de cerca de 1400 euros às famílias das vítimas.

Os mercados e ruas das zonas afectadas estão desertos e a maioria dos taxistas recusa-se a trabalhar durante as horas de maior calor, desde que se confirmaram as mortes de dois condutores nos seus respectivos táxis, em Calcutá, a Leste do país.

As falhas verificadas na sobrecarregada rede de electricidade, resultantes da utilização excessiva de ventoinhas e sistemas de ar condicionado, levaram as pessoas a acorrerem em massa aos centros comerciais, um pouco por todo o país, uma vez que estes têm geradores eléctricos e sistemas de ventilação próprios.

Em Nova Deli, onde as pessoas procuram refúgio no Metro – que também tem ar condicionado – a temperatura mais alta de que há registo é de 47,2 graus Celsius, relativa a Maio de 1944. O recorde absoluto para a Índia é de 50,6 graus, registado em 1956, na cidade de Alwar, no Norte do país, diz o Guardian.

Texto revisto por Clara Barata

Sugerir correcção
Comentar