Usar o nome de Deus para justificar o terror é "blasfémia", diz Papa Francisco

"Uma barbárie assim deixa-nos atordoados, e perguntamo-nos como é que o coração do Homem consegue planear e executar actos tão horríveis".

Foto
Os ataques de sexta-feira fizeram 129 mortos Tony Gentile/Reuters

O Papa Francisco reagiu na manhã deste domingo aos ataques terroristas em Paris, na noite de sexta-feira, que fizeram 129 mortos. Durante a tradicional missa na Praça de S. Pedro, o Papa disse que usar o nome de Deus para justificar actos de violência é uma "blasfémia".

"Uma barbárie deste tipo deixa-nos atordoados, e perguntamo-nos como é que o coração do Homem consegue planear e executar actos tão horríveis, que chocaram não apenas a França mas todo o mundo", disse Francisco.

"Quero repetir com firmeza que o caminho da violência e do ódio não resolve os problemas da humanidade, e que usar o nome de Deus para justificar esse caminho é uma blasfémia."

A série de ataques terroristas em Paris foi executada por três grupos que agiram de forma coordenada. Os alvos principais foram o Estádio de França, onde se jogava um encontro amigável entre as selecções francesas e alemã; um concerto da banda norte-americana Eagles of Death Metal na sala de espectáculos Bataclan; e vários bares e restaurantes do centro de Paris.

A autoria do ataque foi reivindicada pelo autoproclamado Estado Islâmico – os extremistas dizem ter agido, principalmente, em resposta aos ataques da Força Aérea francesa na Síria, e prometem executar novos atentados.

O Presidente francês, François Hollande, disse que o ataque de sexta-feira equivaleu a um "acto de guerra" por parte do Estado Islâmico e prometeu uma resposta "sem misericórdia".

Sugerir correcção
Ler 10 comentários