Sete mortos e dezenas de feridos em derrocada de prédios em Nova Iorque

Fuga de gás na origem da explosão que antecedeu a queda dos prédios.

Foto
O edifício de cinco andares ruiu depois de uma explosão AFP

Sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na derrocada de dois prédios em Manhattan, na cidade de Nova Iorque. Foi na zona Leste do Bairro de Harlem e antes da derrocada houve uma explosão seguida de incêndio.

De acordo com o jornal The New York Times, citando fontes policiais, a explosão afectou dois edifícios situados nos números 1644 e 1646 da Park Avenue.

“Eram edifícios ocupado, onde moravam pessoas, e há desaparecidos", disse uma fonte daquele jornal, considerando que pode haver mais mortos debaixo dos escombros.

A explosão ocorreu eram 9h30 (14h30 em Portugal continental). Os dois prédios tinham cinco andares e, nos pisos térreos, albergavam uma loja de pianos (no que caiu) e uma igreja. Segundo o New York Post, a igreja era a proprietária dos dois edifícios e um deles tinha estado em obras, havendo testemunhas a dizer que há alguns dias que se sentia cheiro a gás. 

O presidente da câmara de Nova Iorque, o democrata Bill de Blasio, confirmou que a explosão se deveu a fugas d egás.

"Está tudo no meio da estrada", disse ao The New York Times David Antar, dono de uma mercearia próxima, contando que a sua loja tremeu devido à explosão. O troço da linha de metropolitano que passa na zona foi suspenso, por razões de segurança, e a rua foi fechada ao trânsito.

Um dos edifícios estava identificado na câmara municipal desde 2008 com um registo a dizer que tinha, nas traseiras, "fracturas graves que põem em causa a segurança da estrutura". Não está registado se alguma vez teve obras depois deste diagnóstico.


Sugerir correcção
Comentar