Turquia acusa Twitter de "assassínio de carácter"

Governo exige que a empresa remova contas que partilham alegadas gravações sobre corrupção. Muitos utilizadores têm conseguido contornar o corte do acesso.

Foto
O corte do acesso ao Twitter na Turquia começou na noite de quinta-feira Dado Ruvic/Reuters

O Governo turco acusa os responsáveis da rede social Twitter de serem "tendenciosos" e de se recusarem a apagar contas que promovem "assassínios de carácter". Para que a interdição seja levantada, Ancara exige que o Twitter nomeie um responsável cujo único trabalho será "cumprir as ordens dos tribunais".

"O Twitter tem sido usado como um meio para promover sistemáticos assassínios de carácter, através da circulação de gravações obtidas ilegalmente, e de registos de espionagem falsos e fabricados", lê-se num comunicado do Governo turco emitido neste sábado.

Nas últimas semanas, vários utilizadores têm usado o Twitter para partilhar registos de alegadas conversas telefónicas que envolvem o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, empresários e figuras relevantes do Governo turco.

Em resposta às partilhas quase diárias destes registos, o Governo de Ancara cortou o acesso ao Twitter na noite de quinta para sexta-feira, apesar de muitos utilizadores terem continuado a aceder à rede social através de serviços de DNS alternativos, que começaram a circular de várias formas.
 
 

 
DNS significa Domain Name System e é através deste serviço que os endereços Web (como twitter.com) ou de e-mail encaminham o utilizador para um endereço de IP (uma série de números separados por pontos, que identificam cada máquina ligada a uma rede informática e que seriam muito mais difíceis de decorar para o utilizador, como por exemplo 216.239.51.99). O DNS é parte fundamental do funcionamento da Internet e a maioria das pessoas usa um serviço de DNS que lhes é atribuído automaticamente pelo fornecedor de acesso à Internet, sem chegar a ter conhecimento da existência desta tecnologia.

Twitter "ao lado" dos utilizadores
A justificação do Governo para o corte do acesso é a "provocação" do Twitter ao negar-se a remover contas e conteúdos que os tribunais classificaram como sendo prejudiciais aos interesses do país.

"É difícil compreender a indiferença do Twitter e a sua posição tendenciosa e provocatória. Achamos que esta posição está a prejudicar a imagem da empresa em questão e cria uma impressão injusta e errada do nosso país", prossegue o comunicado.

Os responsáveis do Twitter estão em negociações com representantes do Governo turco, mas já fizeram saber que vão manter-se "ao lado" dos utilizadores.

"Mantemo-nos ao lado dos nossos utilizadores na Turquia, que confiam no Twitter como uma plataforma de comunicações vital. Esperamos que o acesso total seja reposto em breve", escreveu a empresa na sexta-feira.

Na noite de quinta-feira, o Twitter recordou que os utilizadores podem partilhar mensagens no Twitter através de mensagens SMS, como forma de contornar o bloqueio.

Uma fonte do Governo turco, citada pela Reuters sob a condição de anonimato, disse que o Twitter já encerrou uma conta desde o início do bloqueio, mas os media do país dizem neste sábado que a conta em questão foi removida por partilha de conteúdos pornográficos – algo que o Twitter não permite, de acordo com os seus termos de utilização.

Também neste sábado, os jogadores da equipa de futebol do Galatasaray entraram em campo para o aquecimento antes do jogo frente ao Kayseispor com camisolas em que surge bem visível o endereço da conta do clube no Twitter.

 

Sugerir correcção
Comentar