Turista checa resgatada depois de um mês desaparecida

Mulher encontrava-se num refúgio nas montanhas da Nova Zelândia, depois de ter perdido o seu companheiro num acidente.

Foto
DR

Uma turista checa foi encontrada num refúgio nas montanhas da Nova Zelândia, onde esteve um mês, à espera de resgate, depois de o seu companheiro ter morrido numa queda, revelou a polícia daquele país, esta quinta-feira.

A última vez que o casal tinha sido visto foi a 24 de Julho, quando caminhava na região de Routeburn, no Sudoeste do país. Esta quinta-feira, um helicóptero da polícia descobriu a turista, que disse que o seu companheiro, da mesma nacionalidade, caíra de uma encosta íngreme no dia 28 de Julho.

A mulher contou que se manteve ao lado do seu companheiro, mas que, pouco depois, ele acabou por morrer. Então, a turista passou três noites ao relento, enquanto a neve caía com intensidade, até encontrar o refúgio de montanha que estava equipado com alimentos, gás e lenha. "Eles foram surpreendidos por condições climáticas extremas", declarou o inspector Olaf Jensen à comunicação social. Por isso, os trilhos por onde seguiam não eram visíveis, o que os fez perderem-se, continua.

Já no refúgio, a mulher fez uma marca na neve, no exterior, de maneira a que pudesse ser vista pelas equipas de resgate. A turista tinha feridas leves e algumas queimaduras, que foram tratadas.

A região de Routeburn é muito popular na Nova Zelândia e é conhecida como os Alpes do Sul. Anualmente atrai milhares de turistas que fazem caminhadas.

Sugerir correcção
Comentar