Tsipras sugere suspensão de fundos a países que não receberem refugiados

O primeiro-ministro grego sugeriu que se apliquem as mesmas sanções económicas aos países que não respeitarem a distribuição partilhada de refugiados.

Foto
Reuters/ALKIS KONSTANTINIDIS

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, defende a aplicação do mesmo tipo de exigências económicas e financeiras aos países europeus relativamente à questão dos refugiados.

Ou seja, se por um lado, por não cumprirem as metas da União Europeia em termos orçamentais, existem países com risco de ficarem com os fundos estruturais suspensos, como é o exemplo de Portugal, o mesmo se deve aplicar àqueles países que não cumprirem com a distribuição partilhada dos refugiados chegados às costas gregas e italianas.

Em concreto, Tspiras sugere que países como a Áustria, Hungria e Polónia, que fecharam as suas fronteiras e se recusam a receber refugiados, deveriam ficar com os fundos estruturais suspensos ou reduzidos.

Citado pelo El País, o primeiro-ministro grego afirmou, num encontro com um grupo de jornalistas europeus em Atenas, que “agora temos de cumprir as nossas obrigações, mas também é necessário que se façam cumprir as dos nossos parceiros".

Tsipras lembrou ainda que a Grécia está no epicentro de duas das mais graves crises que atingiram a Europa – a da dívida e dos refugiados – destacando que os líderes europeus decidiram a distribuição dos refugiados. No entanto, e um ano depois de se ter dado início à colocação de 66 mil refugiados pelos países europeus, apenas 5 mil foram transferidos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários