Tsipras promete bater-se para "restabelecer a dignidade dos gregos"

Novo Governo grego anuncia suspensão de privatizações e promete resposta à crise social.

Foto
O novo primeiro-ministro grego quer negociar com a UE para evitar "uma ruptura desastrosa recíproca" Louisa Gouliamaki/AFP

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, iniciou o primeiro Conselho de Ministros assegurando que o novo Governo está pronto a "derramar o seu sangue" para "restabelecer a dignidade dos gregos". Em cima da mesa desta reunião inaugural estão algumas medidas emblemáticas do programa eleitoral do Syriza, a começar por uma imediata suspensão de privatizações.

"Entre as nossas prioridades figura uma nova renegociação [da dívida pública] com os nossos parceiros para encontrarmos uma solução justa, viável e mutuamente benéfica, para que o nosso país saia do círculo vicioso de dívida e recessão", declarou o chefe de governo, na fase inicial da reunião, aberta à comunicação social. Numa resposta à torrente de avisos que chega de outros países da União Europeia, Tsipras declarou que a recusa em negociar poderá conduzir "a uma ruptura desastrosa recíproca".

Com a Bolsa de Atenas a cair e os juros da dívida a dez anos acima dos 11%, o novo executivo não parece querer perder tempo. À entrada para a reunião, Panayiotis Lafazanis, o novo ministro da Produção, Ambiente e Energia, anunciou que o Governo vai suspender "imediatamente" o processo de privatização das operadoras de electricidade. Já o vice-ministro da Economia, Jrístis Spirtzis, assegurou que serão travadas todas as privatizações que "sejam contrárias aos objectivos sociais" do Syriza, a começar pela "imediata suspensão" da venda de 67% do histórico porto de Pireu.

São igualmente esperados anúncios de medidas para melhorar a qualidade de vida dos gregos, incluindo a promessa de distribuição gratuita de energia às famílias em maiores dificuldades, para as quais estão igualmente prometidas bolsas de alimentos. O executivo quer também pôr em marcha a lei para repor o salário mínimo nos 751 euros (contra os 580 actualmente em vigor), suspender o programa de avaliações e mobilidade na função pública e criar mecanismos que facilitem o pagamento de impostos em atraso, adianta a AFP.

Boa parte destas medidas invertem as reformas impostas à Grécia pela troika de credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) em troca dos dois empréstimos concedidos ao país. A última tranche do empréstimo – estimada em sete mil milhões de euros – deveria ser entregue a Atenas até ao final de Fevereiro, mas os credores já avisaram que só será paga mediante a continuação das reformas em curso.

"Somos um governo de salvação nacional, o nosso objectivo é restabelecer a segurança e a dignidade dos gregos", sublinhou Tsipras, assegurando que Atenas está totalmente disponível para negociar, mas "não para continuar a política de submissão" que marcou os executivos anteriores.

A reunião do Conselho de Ministros antecede a chegada a Atenas de dois dirigentes europeus: já na quinta-feira é esperado na capital grega o presidente do Parlamento Europeu, o social-democrata alemão Martin Schulz, e no dia seguinte é a vez de Jeroen Dijsselbloem, ministros das Finanças holandês e presidente do Eurogrupo.

Com a renegociação do programa de assistência financeira em cima da mesa – e sobretudo a exigência de Atenas de uma reestruturação da dívida –, Tsipras acredita que a reunião com Dijsselbloem será "crucial e produtiva", ainda que de Bruxelas, de Berlim e de várias outras capitais europeias continuem a chegar avisos de que só haverá negociações se a Grécia "respeitar os seus compromissos".

Sugerir correcção
Ler 97 comentários