Desde 1979 que nenhum Presidente americano falava com Taiwan. Até chegar Trump

Desde 1979 que as relações diplomáticas entre os EUA e Taiwan estão cortadas. China não verá com bons olhos telefonema de Trump.

Foto
Um representante de Taiwan em Washington não confirmou o contacto AFP/DON EMMERT

O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, falou ao telefone com a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, informou uma porta-voz da equipa de transição do republicano.

Este é o primeiro contacto entre um Presidente eleito norte-americano e Taiwan desde que, em 1979, as relações diplomáticas foram cortadas, devido à aproximação de Washington a Pequim.

Hope Hicks, a porta-voz da equipa de Trump, confirmou o telefonema tendo sido divulgado, mais tarde, um comunicado onde se revelava que ambos concordaram que “existem relações económicas, políticas e de segurança próximas entre Taiwan e os EUA”.

Um representante de Taiwan em Washington não confirmou o contacto mas afirmou que este seria “histórico”, revelando que o gabinete de Taiwan nos EUA não esteve envolvido na conversa.

Não existem também, ainda, reacções por parte da China que é provável que não fique satisfeita com esta aproximação devido à sua visão em relação a Taiwan como uma província renegada do país.

Durante a campanha eleitoral, Trump defendeu que a China é o "abusador número um" dos EUA em relação ao comércio internacional. "Se olhar para a maneira como eles ganham vantagem, é através da manipulação da moeda", defendeu o republicano acusando ainda o país de roubar "milhares de milhões de capital aos americanos e milhões de empregos".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários