Tropas sírias e israelitas trocam tiros nos montes Golã

Exército de Israel respondeu com míssil de alta precisão a fogo vindo do lado sírio

Foto

As forças do Exército da Síria e da defesa de Israel estiveram envolvidas numa nova troca de tiros na região central dos montes Golã, um território onde vigora um cessar-fogo vigiado pelas Nações Unidas.

Segundo um comunicado do Exército israelita, uma patrulha no posto de Tel Fares foi atingida por fogo de artilharia disparado da Síria cerca da 1h00 da manhã. O ataque não causou feridos.

Os Governos de Damasco e Telavive ofereceram versões distintas para o incidente. O regime do Presidente Bashar al-Assad disse que as forças sírias destruíram um veículo israelita que alegadamente entrou ilegalmente no seu território, e alertaram o país vizinho de que reagiriam de forma “firme e imediata” a qualquer violação da sua soberania.

Mas as forças de defesa de Israel desmentiram que o veículo tenha sido destruído no lado sírio da fronteira, sublinhando que tinha sido atingido por fogo de artilharia dentro do seu território. De acordo com o diário Haaretz, não era claro se os soldados de patrulha eram o alvo do ataque, ou se foram atingidos por balas perdidas dos confrontos entre as tropas sírias e os combatentes rebeldes na zona de fronteira entre os dois países.

Os soldados israelitas retaliaram com um um míssil de precisão Tammuz. O incidente é já o terceiro esta semana nos montes Golã: outros incidentes foram reportados próximo do posto de Tel Hazeka, sem que se tenham registado quaisquer danos. Em ambos os casos, o Exército de Israel respondeu com mísseis de alta precisão.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar