Tribunal Constitucional francês chumba imposto sobre milionários

Instância considera que a polémica lei, uma das promessas de campanha do Presidente Hollande, não respeita princípios de igualdade. Governo promete insistir na proposta.

Foto
Hollande sofre importante derrota política no final de 2012 Martin Bureau/AFP

O Tribunal Constitucional francês chumbou a criação de um imposto de 75% sobre os rendimentos superiores a um milhão de euros. O “imposto sobre os milionários”, que deveria entrar em vigor no dia 1 de Janeiro, foi uma das bandeiras da campanha presidencial de François Hollande, que prometeu já reapresentar a proposta.

Num acórdão conhecido na manhã deste sábado, a instância considera que a nova taxa viola “o princípio da igualdade perante os encargos públicos”, adianta a AFP. Isto porque o novo imposto sobre fortunas (ISF) “visa os rendimentos de cada pessoa física” enquanto o IRS a que estão sujeitos todos os cidadãos “é calculado com base no agregado familiar”, sustenta. Isto levaria a que, por exemplo, uma família em que um dos membros ganhe mais de um milhão de euros teria de pagar o imposto, enquanto num agregado em cada um dos membros do casal ganhe 900 mil euros ficaria isento.

O tribunal contesta ainda as novas modalidades de cálculo do imposto, em particular a integração de receitas de capital de que “o contribuinte ainda não beneficiou”.

A taxa excepcional de 75% foi inscrita no Orçamento de Estado para 2013 francês e deveria vigorar durante dois anos, recaindo sobre todos os rendimentos superiores a um milhão de euros por ano e por contribuinte. Mais do que a sua eficácia – previa-se que abrangesse 1500 contribuintes e rendesse aos cofres do Estado 140 milhões de euros –, a medida tinha um valor simbólico, tendo sido apresentada pelo Presidente como uma forma de distribuir melhor os sacrifícios em tempos de crise.

Mas a ideia desagradou aos empresários e, sobretudo, a alguns dos visados, como foi o caso do actor e realizador Gerard Depardieu que, perante a iminência da entrada em vigor do novo imposto, decidiu mudar a residência para a Bélgica, numa polémica que encheu os jornais dias a fio.

O recurso ao Tribunal Constitucional partiu da UMP, o partido da direita francesa, esperando negar ao Presidente socialista uma das suas bandeiras eleitorais. Mas, pouco depois de conhecido o acórdão, o primeiro-ministro anunciou que o Governo vai insistir na ideia. Em comunicado, Jean-Marc Ayrault fez saber que um “novo dispositivo” para taxar os milionários vai ser entregue ao Parlamento no âmbito “da próxima lei de finanças” e que a proposta será “conforme aos princípios referidos na decisão do Tribunal Constitucional”.

Sugerir correcção
Comentar