Três tempestades tropicais no Atlântico

Foto
A tempestade Ana pode chegar a Cuba, já muito atingida por furacões o ano passado Reuters

A tempestade tropical Claudette, a terceira da época de furacões do Atlântico, formou-se hoje no Golfo do México a oriente da maior concentração de plataformas energéticas dos EUA, enquanto outras duas tempestades, Ana e Bill, se aproximavam dos EUA.

A estação de seis meses tinha começado sem grandes tempestades nos primeiros dois meses e meio mas parece ter explodido este fim-de-semana quando três tempestades tropicais se formaram em apenas um dia.

A mais observada estava a ser a tempestade Claudette pela possibilidade de se tornar um furacão e atingir uma zona onde se concentra quase metade da capacidade de refinaria dos EUA, um quarto da produção de petróleo e 15 por cento da produção de gás natural.

A tempestade Ana não deverá transformar-se em furacão durante os próximos cinco dias, mas o seu curso mostrava que poderia atingir o Haiti, uma nação pobre que se tem mostrado vulnerável mesmo a pequenas tempestades que provoquem cheias, ou Cuba, já muito atingida por furacões o ano passado.

A maior ameaça podia vir da tempestade Bill, que poderá, segundo as previsões, chegar a um forte furacão na sexta-feira e que poderá afectar a costa leste dos Estados Unidos.

Sugerir correcção
Comentar