Três pessoas detidas na Catalunha por ligação ao terrorismo

Dois homens em Barcelona tentavam recrutar pessoas para o Daesh, diz Ministério do Interior espanhol. Uma mulher detida noutra cidade teve “um processo de radicalização”.

Foto
Os dois homens viviam no mesmo local em Barcelona onde desenvolviam as actividades de recrutamento Albert Gea/Reuters

A Guarda Civil espanhola deteve na manhã deste sábado dois homens e uma mulher, na Catalunha, acusados de fazerem parte de uma rede de recruta do Daesh (auto-proclamado Estado Islâmico), revela o Ministério do Interior espanhol.

Os dois homens, detidos em Barcelona, dedicavam-se a difundir a ideologia extremista do Daesh na Internet e a captar adeptos para enviá-los para zonas de conflito, avança o comunicado de imprensa. “A mulher, detida em Granollers [um município perto de Barcelona], estava na iminência de juntar-se a grupos terroristas extremistas”, acrescenta.

Os dois homens tinham 32 e 42 anos, de acordo com o Ministério do Interior, eram originários de Tanger, Marrocos, e viviam no mesmo domicílio em Barcelona. Os homens usavam a Internet e as redes sociais nas suas actividades “tentando captar adeptos para enviar para as zonas de conflito”.

A mulher nasceu em Granollers e tinha 24 anos. No passado, teve “um processo de radicalização que a levou a partilhar totalmente a estratégia dos grupos terroristas extremistas”, lê-se no comunicado deste sábado. A mulher estava prestes a viajar para a Síria para combater no Daesh, acrescenta o jornal espanhol El País.

O próximo passo será, de acordo com o ministério, descobrir toda a estrutura desta rede que tenta recrutar pessoas.

Estas são as segundas detenções que se realizam em Espanha após os atentados de 13 de Novembro de Paris. A primeira foi feita no passado dia 23, recorda o El País, e trata-se de A. Chiakhi, um marroquino de 42 anos, que estava preso no Centro Penitenciário de Segóvia por crimes relacionados com violência doméstica, e tentava recrutar outros presos para o Daesh.

Sugerir correcção
Comentar