Trabalhadores de plantação de chá matam patrão na Índia

Munidos de arcos e flechas, 700 empregados encurralaram o proprietário em casa e incendiaram-na.

Mais de metade do chá produzido na Índia é plantado em Assam AFP/STR

Cerca de 700 trabalhadores de uma plantação de chá no Norte da Índia cercaram a propriedade e pegaram fogo à casa do patrão, que morreu queimado com a mulher.

Aconteceu na quarta-feira, em Kunapathar, no estado de Assam (Noroeste), depois de alguns dos empregados terem sido obrigados a abandonar os alojamentos na plantação. Os desentendimentos entre o proprietário e os trabalhadores duravam há meses, e tudo piorou há duas semanas, quando vários foram suspensos.

Munidos de arcos e flechas, encurralaram o proprierário, Mridul Kumar Bhattacharyya, e a mulher, Rita, na sua própria casa e incendiaram-na, relatam oficiais da polícia citados pela Associated Press.

Dentro da casa foram depois encontrados os dois corpos carbonizados. A polícia está a investigar o caso e, segundo a BBC, três pessoas foram detidas.

Bhattacharyya já tinha, há dois anos, tido problemas com trabalhadores noutra das suas plantações, junto a Guwahati, capital de Assam, por alegadamente ter disparado sobre uma multidão que protestava contra um ataque a uma mulher. Mas dessa vez o desfecho foi a fábrica arder e não a sua própria casa.

Ao longo dos últimos anos, tem havido vários casos de produtores de chá atacados pelos trabalhadores. Mais de metade do chá que a Índia produz vem de mil plantações no estado de Assam. 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues