Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas devido à passagem de tornados que deixaram um rasto de destruição no estado norte-americano do Texas.
Há notícia de pelo menos três tornados perto de Dallas-Fort Worth, na noite de quarta-feira. Os maiores danos foram causados na cidade de Ganbury, 56 quilómetros a sudoeste de Fort Worth.
Os seis mortos confirmados são todos de Rancho Brazos, um bairro de Ganbury com cerca de uma centena de moradias, grande parte construída nos últimos cinco anos.
“Tivemos três tempestades mas esta foi a pior”, disse o xerife local, Roger Deeds. “Linhas de electricidade foram derrubadas, casas ficaram muito danificadas ou foram destruídas, e as estradas ficaram bloqueadas com os destroços”.
Até ao princípio da manhã de quinta-feira (hora de Lisboa), havia cerca de 100 feridos e 14 pessoas estavam desaparecidas. Buscas realizadas durante a noite foram prejudicadas pela falta de energia.
Normalmente, os tornados nos Estados Unidos começam a surgir no final do Inverno junto à costa do Golfo do México e depois movem-se para norte, à medida que o tempo aquece. O pico é em Maio.
Em Março de 2012, pelo menos 39 pessoas morreram em vários tornados entre o Golfo e o centro-oeste do país. No mês seguinte, um tornado em Oklahoma matou mais seis pessoas.
Em Maio de 2011, um tornado no Missouri deixou um saldo de vítimas ainda maior: 161 mortos.

Comentar