"Time": Dick Cheney aprovou contrato para reconstrução do Iraque com empresa Halliburton

Foto
Dick Cheney DR

A "Time" divulgou um documento interno do Pentágono que, segundo a revista americana, comprova que o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, está directamente ligado à atribuição de um contrato para a reconstrução do Iraque ao grupo petrolífero e de logística Halliburton, ao qual presidiu até ao ano 2000.

O e-mail em causa, datado de 5 de Março de 2003 e enviado por um responsável da engenharia do Exército americano, indica que o alto responsável do Pentágono Douglas Feith trabalhou na eleaboração do contrato com a Halliburton.

Feith aprovou o contrato milionário e, na mesma mensagem de correio electrónico escrita numa linguagem telegráfica, afirma não encontrar "nenhum problema visto que a acção foi coordenada com o gabinete do VP [vice-presidente]".

Segundo a revista, a Halliburton ganhou o contrato três dias depois do envio desta mensagem, sem qualquer concurso público.

O porta-voz de Cheney, Kevin Kellems, disse à "Time" que o vice-presidente "não teve nenhum papel em decisões governamentais que diziam respeito à Halliburton".

Segundo um porta-voz do Pentágono, esta mensagem significa simplesmente que, "prevendo uma eventual polémica sobre a atribuição de um contrato à Halliburton baseada em apenas uma fonte, era preciso prevenir o gabinete do vice-presidente".

O secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, e o seu adjunto Paul Wolfowitz, bem como Dick Cheney, formam o núcleo duro dos "falcões" da administração Bush que defenderam a guerra com o Iraque.

Em 2003, os contratos de reconstrução no Iraque representaram para a Halliburton receitas no valor de 3,6 mil milhões de dólares e 85 milhões de dólares de benefícios de exploração.

Sugerir correcção
Comentar