Teste nuclear da Coreia do Norte sem vestígios de radiação

Foram analisadas oito amostras e os dados de 122 centros de monitorização na Coreia do Sul.

Foto
O ensaio nuclear foi realizado na terça-feira Lee Ji-Eun/Yonhap/Reuters

As autoridades da Coreia do Sul dizem não ter encontrado vestígios de isótopos radioactivos na sequência do ensaio nuclear realizado pelos vizinhos do Norte na terça-feira.

A Comissão de Segurança Nuclear de Seul analisou oito amostras e não detectou qualquer alteração – como a presença do gás xénon, por exemplo – que pudesse indicar a utilização de um engenho com urânio ou plutónio.

"Dois dias depois do teste nuclear do Norte, a comissão concluiu a análise a oito amostras, mas não foram detectados quaisquer isótopos radioactivos até às 15h de quinta-feira [4h em Lisboa]", lê-se num comunicado da Comissão de Segurança Nuclear da Coreia do Sul, citado no site da BBC.

Para além dos resultados negativos da análise a oito amostras – recolhidas por aviões sul-coreanos –, a comissão indica que não foram registadas alterações nos 122 centros de monitorização de radiação espalhados pelo país.

Apesar destes resultados, os especialistas sul-coreanos salientam que num teste bem contido pode não ser possível detectar isótopos radioactivos. Para além disso, a detecção do gás xénon é muito difícil, sendo mesmo uma questão de sorte, porque os seus vestígios desaparecem em pouco tempo.

Sugerir correcção
Comentar