Fortes chuvas de Verão caídas nos últimos três dias lançaram o caos em dois estados da Austrália, provocaram a morte de quatro pessoas, levaram cerca de mil pessoas a refugiarem-se em telhados e obrigaram pelo menos dez mil a abandonarem as suas casas
Transbordaram rios e foram inundadas localidades. A circulação aérea e ferroviária foi afectada. As regiões de Bundaberg, Rockhampton e Ipswich, no estado de Queensland, Grafton e Lismore, em Nova Gales do Sul, são aquelas em que os efeitos do mau tempo mais se fazem sentir.
No estado de Queensland, a chuva provocada por uma tempestade do já enfraquecido ciclone tropical Oswald obrigou um milhar de pessoas a refugiaram-se nos telhados das suas casas na cidade de Bundaberg, até serem resgatadas, na segunda-feira à noite, por helicópteros militares. Cerca de 7500 tiveram de abandonar as suas casas.
Bundaberg, cidade de 50 mil habitantes, na costa leste, está em grande parte inundada depois de o rio Burnett ter saído do leito, na segunda-feira. Quatro helicópteros militares, uma centena de soldados e dois aviões Hercules transportaram doentes do hospital local para Brisbane, 360 km a Norte. Nesta cidade, capital do estado, ocorreram também inundações em algumas zonas comerciais. No estado de Quensland as fortes chuvas inundaram minas de carvão.
Em Nova Gales do Sul, foram retiradas cerca de 2500 pessoas de Grafton e na madrugada desta terça-feira receava-se ainda que o rio Clarence pudesse transbordar.
Há dois anos, as inundações no sul de Queensland causaram a morte de 35 pessoas e inundaram dezenas de milhares de habitações.

Comentários