Tempestade que assola o Reino Unido deixa 60 mil pessoas sem electricidade

Cheias deixam milhares desalojados, Exército chamado para ajudar.

Uma rua de Carlile, no Noroeste de Inglaterra
Fotogaleria
Uma rua de Carlile, no Noroeste de Inglaterra Phil Noble/Reuters
Fotogaleria
Carlile, Noroeste de Inglaterra Phil Noble/Reuters
Fotogaleria
Uma rua de Carlile, no Noroeste de Inglaterra Paul Ellis/AFP
Fotogaleria
Carlile, Noroeste de Inglaterra Phil Noble/Reuters
Fotogaleria
Carlile, Noroeste de Inglaterra Paul Ellis/AFP

A tempestade Desmond que assola o Reino Unido desde sábado provocou inundações no Noroeste de Inglaterra e deixou sem electricidade 60 mil pesosas. O Exército foi chamado para ajudar os desalojados.

O primeiro-ministro, David Cameron, anunciou na sua conta no Twitter a realização de uma reunião do gabinete de crise, o COBRA, para "assegurar que todo o auxílio seria prestado" aos afectados. "O Exército foi mobilizado e vai ajudar os sinistrados da tempestade Desmond e das inundações", twitou Cameron.

Cerca de 350 militares do segundo batalhão do regimento Duque de Lancaster, com sede em Preston (Nordeste de Inglaterra) foram enviados para Carlisle, uma das cidades mais afectadas, para prestarem serviço de socorro e ajudar a retirar as pessoas das zonas inundadas. Em algumas povoações, a água subiu até à altura de um adulto.

Sessenta mil casas, sobretudo da região de Lancaster, não têm electricidade e a companhia Electricity North West anunciou que a situação poderá manter-se durante alguns dias.

Segundo a avaliação provisória da agência inglesa do Ambiente, cairam 350 mm de chuva na região Lake District (Noroeste) em 24 horas,um recorde caso os números sejam confirmados.

Os serviços de metereologia anunciaram que a chuva vai continuar a cair ao longo da semana, devendo registar-se valores elevados de precipitação no Sudoeste da Escócia, onde os jogos de futebol e rugby do fim-de-semana forma cancelados.

Sugerir correcção
Comentar