Taliban matam 16 pessoas num autocarro

Várias pessoas terão sido feitas reféns no ataque no Norte do Afeganistão

Foto
Um ataque taliban em Cabul a 25 de Maio. Os rebeldes continuam a lançar ofensivas quase diárias Mohammad Ismail/Reuters

Os taliban executaram esta terça-feira pelos menos 16 pessoas que seguiam de autocarro no Norte do Afeganistão e fizeram vários reféns, indicaram as autoridades locais.

Trata-se do primeiro ataque deste género desde a designação, na semana passada, de um novo chefe da rebelião: o mullah Haibatullah Akhundzada substituiu o mullah Akhtar Mohammad Mansour, morto por um drone americano no Paquistão.

“Os taliban executaram 16 passageiros e ainda detêm outros 30 como reféns”, afirmou à AFP Sayed Mahmoud Danish, porta-voz do governador da província de Kunduz, onde ocorreu o ataque.

Shir Aziz Kamawal, comandante da polícia local, afirmou por seu lado que 17 pessoas morreram. Os taliban “pararam os autocarros e fizeram descer os passageiros. Depois verificaram as suas identidades”, adiantou. “Executaram 17 pessoas. Deixaram partir alguns passageiros mas retiveram outros como reféns”, precisou.

É frequente os rebeldes interromperem a circulação nas zonas onde têm mais força para controlar a identificação dos passageiros e condutores. Aqueles que suspeitam que trabalham para o governo afegão, ou membros das minorias étnicas ou religiosas, são muitas vezes sequestrados. Em Novembro, vários membros da minoria xiita hazara que circulavam na província de Zaboul (no Sul) foram feitos reféns.

Sugerir correcção
Comentar