Taliban aceitam diálogo, reuniões com EUA e Cabul começam dentro de dias

Reuniões previstas para Doha, onde taliban abriram nesta terça-feira a sua primeira representação internacional.

Foto
A retirada das forças internacionais está prevista para o final de 2014 Shah Marai

Representantes da Administração norte-americana e do Governo afegão vão iniciar conversações directas com os taliban, em reuniões previstas para os próximos dias no Qatar, onde os rebeldes abriram nesta terça-feira a sua primeira representação internacional com o objectivo de facilitar as negociações – as primeiras desde o início da guerra, em 2001

O anúncio surge no mesmo dia em que as forças da NATO transferiram para o Exército afegão as últimas províncias que continuavam sob o seu comando, num momento simbólico do plano para a retirada das forças internacionais do Afeganistão, que a NATO espera concluir até ao final do próximo ano.

 “Este é o primeiro passo de um caminho que será longo”, disse à Reuters um alto responsável da Casa Branca que pediu para não ser identificado. À mesma hora, em Doha, um representante dos taliban, Mohammed Naim, anunciava a disponibilidade dos rebeldes afegãos para negociar uma solução política que permita “criar um governo justo e pôr fim à ocupação estrangeira”. Em Cabul, o Presidente afegão, Hamid Karzai, revelou que iria enviar delegados ao Qatar “para negociações de paz com os taliban”.

Num comunicado lido em Doha, os “estudantes de teologia” afirmam “não autorizar ninguém a utilizar o território afegão para ameaçar a segurança de outros países”. Esta era uma das condições dos EUA para iniciar o diálogo com os rebeldes afegãos – a invasão surgiu em reacção aos atentados de 2001 e assegurar que a Al-Qaeda não volta a encontrar refúgio no Afeganistão é a garantia que Washington tenta obter antes da retirada.

Fontes da Administração americana disseram à BBC que os primeiros contactos deverão abranger a troca de prisioneiros, mas servirão sobretudo para que as duas partes dêem a conhecer as suas agendas. Um comandante dos taliban assegurou à Reuters que ainda não há data oficial para o início das discussões, mas um responsável americano disse que o primeiro encontro entre os EUA e a delegação dos rebeldes afegãos acontecerá “nos próximos dias” e deverá ser seguida “alguns dias depois por uma reunião entre os taliban e o Alto Conselho de Paz”, estrutura criada em 2010 por Karzai para liderar os esforços de paz. 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar