Sul-africanos rezam pela saúde de Mandela

Estado de saúde continua "preocupante".

Reuters

A África de Sul espera com ansiedade notícias sobre a saúde do ex-presidente Nelson Mandela, hospitalizado de sexta-feira para sábado com uma pneumonia. O estado é "preocupante" e muitos dos seus compatriotas exprimem votos de melhoras ou, simplesmente, o desejo de um fim de vida "com dignidade".

O herói da luta contra o apartheid, que fará 95 anos a 18 de Julho, faz as capas de todos os jornais sul-africanos deste domingo. Dia em que a presidência ainda não deu qualquer informação sobre o seu estado de saúde.

No sábado de manhã, o porta-voz da presidência disse simplesmente que Mandela estava com pneumonia e que o seu estado se tinha agravado durante a noite, daí a necessidade de ser internado.

"É tempo de o deixar partir", titula o Sunday Times, por debaixo de uma fotografia de arquivo de um Mandela que sorri e saúda, como que a dizer adeus. A este jornal, um amigo de longa data, Andrew Mlangeni, diz que a família deve deixar Deus intervir. "Diremos, 'obrigada Deus por nos teres dado este homem' e devemos deixá-lo partir."

O City Press puxa para título o apelo do presidente Jacob Zuma para que rezem pelo primeiro presidente negro da África do Sul. Enquanto o Sunday Sun, um jornal popular, lança na primeira página que "Mandela luta pela sua vida!".

A Pretória começam a chegar os meios de comunicação social estrangeiros. Muitos jornalistas estão, desde manhã, à porta do hospital, onde esperam notícias sobre o Prémio Nobel da Paz de 1993.

As últimas imagens de Mandela, de Abril, revelam um homem velho e doente, com as pernas tapadas por um cobertor e um olhar ausente.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues