Sondagem dá vantagem de seis lugares ao Partido Popular Europeu

Projecções do Parlamento Europeu sobre a composição que sairá das eleições europeias que se realizam entre 22 e 25 de Maio.

Foto
Direita e socialista disputam a vitória nas europeias AFP

O Partido Popular Europeu (PPE) surge com uma pequena vantagem de seis lugares nas projecções desta semana sobre as eleições para o Parlamento Europeu (PE), que se realizam no final de Maio – em Portugal são no dia 25.

Segundo a projecção, o PPE pode conseguir eleger 214 eurodeputados, enquanto o Partido Socialista Europeu (S&D) 208. Os números revelam uma ligeira subida da direita que, na semana passada, estava com uma previsão de eleição de 212 lugares (208 para os socialistas).

A projecção é feita semalmente desde Fevereiro pelo próprio Parlamento Europeu – cuja sede principal é em Estrasburgo. A Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa surge com 60 lugares, mais dois do que na anterior projecção, a Esquerda Unitária Europeia (GUE-NGL) com 51 (menos dois que há uma semana), os Verdes 44 (mais um) e o grupo dos Não Inscritos 38 (menos um).

As projeções do PE, feitas em colaboração com a empresa de estudos de opinião TNS Opinion, baseiam-se em dados obtidos semanalmente junto dos 28 estados-membros. O PE sublinha que não se trata de uma sondagem mas de um retrato da opinião pública.

Uma outra projeção, da Poll Watch, datada de 1 de Abril, apresentava dados semelhantes: um empate entre conservadores e socialistas, com o PPE e o S&D empatados com 212 deputados. 

Relativamente a Portugal, a PollWatch aponta para a eleição de nove eurodeputados pelo PS (membro do S&D), oito pela coligação PSD-CDS (sentados no PPE), três pela CDU e um pelo Bloco de Esquerda (ambos membros da Esquerda Unitária).

 
Notícia corrigida: diferença de seis lugares e não dois como erradamente se escreveu.

Sugerir correcção
Comentar