Snowden pediu para prolongar permanência na Rússia

Autorização para estar no país acaba no fim do mês. Ex-analista da NSA aguarda resposta do serviço de imigração.

Foto
Nos EUA, Snowden é acusado de espionagem AFP/Channel 4

Edward Snowden, antigo analista informático da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA), pediu à Rússia para prolongar a sua autorização de permanência no país, que expira no dia 31 de Julho.

A informação foi dada pelo seu advogado russo, Anatoli Kutcherena, que já entregou a documentação necessária. “Esperamos a decisão do serviço de imigração”, disse à AFP o representante do norte-americano. 

Snowden, que as autoridades do seu país querem interrogar por ter revelado a enorme amplitude da vigilância electrónica feita a nível mundial pelos Estados Unidos, chegou à Rússia em Junho do ano passado. No mês passado tinha já anunciado que estava a tratar da prorrogação da sua permanência.

O antigo colaborar da NSA, a quem as autoridades russas retiraram o passaporte, lembrou também em Junho ter feito um pedido de asilo ao Brasil e declarou que ficaria “feliz”, se pudesse ir para esse país.

A recusa do Presidente russo, Vladimir Putin, em extraditar Snowden para os Estados Unidos foi um dos assuntos que complicaram no último ano as relações entre os dois países.

Sugerir correcção
Comentar