Sismo de 6,4 em Taiwan fez cair edifícios e causou vários mortos

Pelo menos oito pessoas morreram, incluindo um bebé e uma menina de dez anos. Autoridades procuram por sobreviventes nos escombros de um prédio.

Fotogaleria
Imagem de um edifício meio caído em Tainan Reuters
Fotogaleria
Reuters
Fotogaleria
AFP /Johnson Liu
Fotogaleria
REUTERS/Pichi Chuang
Fotogaleria
REUTERS/Pichi Chuang

Um forte sismo abalou a cidade de Tainan, no Sul de Taiwan, contando-se já oito vítimas mortais, entre as quais está um bebé e uma menina de dez anos. A maioria das vítimas morreu na sequência do colapso de um edifício alto (16 ou 17 andares, conforme a fonte), onde as autoridades temem que estejam soterradas mais pessoas, cerca de 35 segundo a AFP. Enquanto as operações de busca se mantêm, o país levanta questões sobre a construção do bloco de apartamentos que não aguentou este sismo de 6,4 na escala de Richter.

O sismo aconteceu de madrugada, pouco antes das 4h (20h em Portugal) e, por isso, a maioria das pessoas estaria em casa. Num primeiro momento, foram confirmadas três vítimas mortais por William Lai, o presidente da Câmara de Tainan, em declarações às televisões, diz a Reuters. No edifício de 16 ou 17 andares viviam pelo menos 256 pessoas e cerca de 30 foram transportadas para o hospital. Contudo, as autoridades não sabem precisar quantas estariam no momento do incidente nos 96 apartamentos do edifício.

Já neste sábado, o número de vítimas subiu para oito – cinco das quais no edifício que colapsou –, num momento em que se teme haver mais mortos. À medida que as horas vão passando torna-se mais difícil resgatar alguém com vida.

Segundo a BBC, o ministro do Interior Chen Wei-jen teme que estivessem nos apartamentos mais pessoas do que é habitual, uma vez que o sismo aconteceu numa altura em que as famílias celebram o Ano Novo Chinês. Chen Wei-jen garantiu ainda que uma equipa de peritos avaliará a construção do edifício, uma vez que têm surgido, nas últimas horas, várias críticas de que este teria problemas estruturais.

À AFP, dois vizinhos daquele edifício recordam como na altura em que este foi construído, na década de 1990, estas questões foram levantadas. “Só pessoas de fora da cidade comprariam um apartamento ali. Nós, os locais, nunca nos atreveríamos”, disse Yang Shu-mei.

Alguns dos residentes que conseguiram escapar com vida à queda do prédio contam às televisões como fugiram. “Usei um martelo para partir a porta de minha casa, que estava torta e trancada”, contou uma mulher à televisão local, citada pela BBC. Um outro homem, canalizador, escreve a AFP, usou as suas ferramentas e um escadote para tentar ajudar algumas pessoas mas lembra como não foi possível acudir a todos.

O sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter sentiu-se em Tainan, uma cidade onde vivem cerca de dois milhões de pessoas. Segundo os media locais, foram sentidos três abalos de terra sucessivos. Para os hospitais da cidade foram levadas, no total, 115 pessoas, informaram os bombeiros à AFP.

Logo após o sismo, começaram a surgir fotos nas redes sociais com estragos provocados pelo terramoto, incluindo a de um prédio de sete andares que ficou inclinado. Pelo menos 30 pessoas foram resgatadas deste edifício, noticiou a AFP.

A ilha de Taipé fica próxima do local onde se encontram duas placas tectónicas e sofre constantemente abalos sísmicos. Este deu-se a uma profundidade de dez quilómetros, e a 39 quilómetros para nordeste do porto de Kaohsiung, adiantaram os serviços geológicos norte-americanos.

A última vez que um sismo desta magnitude se verificou em Taiwan foi em Abril de 2015, mas nessa altura ocorreu a uma profundidade bem mais elevada. Um sismo de magnitude 7,6 em 1999 matou 2400 pessoas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários