Dois mortos em explosão de gás num hospital materno-infantil no México

Um camião cisterna fazia o abastecimento na zona das cozinhas quando se deu uma fuga na mangueira.

Foto
O hospital foi inaugurado em 1993 DAVID DEOLARTE/AFP

A explosão de um depósito de gás numa maternidade e hospital pediátrico em Cuajimalpa, no sul do México, matou pelo menos duas pessoas, uma mãe e um bebé. Outras 66 pessoas ficaram feridas, 22 com gravidade. Entre os feridos há sete bebés.

A explosão aconteceu quando um camião cisterna fazia o abastecimento de gás do hospital. A zona da maternidade foi muito afectada, relata o correspondente do jornal espanhol El País no México, e viam-se no local mulheres a fugir das chamas com crianças, algumas recém-nascidas, nos braços. Dos escombros foi resgatado um recém-nascido.

"Algumas pessoas ficaram feridas com estilhaços de vidros, outras foram atingidas pelos escombros", disse o chefe do governo do Distrito Federal (a região de Cuajimalpa), Miguel Ángel Mancera, citado pelo jornal mexicano El Universal.

Mais de 70% do edifício desabou com a explosão. As autoridades e as equipas de socorro receiam que, nos escombros, estejam mais corpos, pelo que o número de mortos poderá aumentar. Mas o balanço inicial de sete mortos foi entretanto revisto para dois. Vários feridos já foram retirados com vida, incluindo bebés.

As testemunhas contaram que na operação de abastecimento de gás foi detectada uma fuga, tendo o hospital dado um alerta. Muitas pessoas saíram, a correr, do edifício, algumas com crianças ao colo, mas escassos momentos depois aconteceu a explosão. "Ouvimos gritos de desespero", disse Ariana Martínez, que vive num prédio fronteiro ao hospital.

A explosão ocorreu perto das sete da manhã, na zona das cozinhas, que também fica junto às urgências deste hospital inaugurado em 1993 com 50 camas e 19 consultórios. A mangueira de gás, segundo os primeiros dados apuados pela polícia, rebentou, produzindo a fuga. Estava a ser feita uma tentativa para a remendar quando tudo explodiu - as causas estão por apurar.

Duas horas depois, e enquanto os bombeiros ainda apagavam o que restava do fogo e procuravam possíveis sobreviventes (com a ajuda de cães), os pacientes já tinham sido levados para outros hospitais.

"A minha tristeza e solidariedade está com os familiares dos que perderam a vida nesta manhã no hospital materno infantil de Cuajimalpa", disse o Presidnete do México, Enrique Peña Nieto, na sua conta de Twitter.

A imprensa mexicana dizia que este não foi o primeiro acidente a envolver a empresa de Gas Express Nieto. No dia 29 de Julho do ano passado, um erro de um funcionário a atarraxar uma mangueira também durante um abastecimento de gás doméstico provocou uma explosão em que morreram duas pessoas, uma delas menor, oito ficaram feridas e 150 tiveram que ser realojadas em Cerrito Colorado, no estado de Querétaro.

Sugerir correcção
Comentar