Sessenta pessoas morrem esmagadas em Abidjan

Incidente aconteceu durante festejos de Ano Novo na maior cidade da Costa do Marfim. Bombeiros dizem que mais de 200 pessoas ficaram feridas

Foto
Milhares de pessoas juntaram-se no centro da cidade para assistir a concertos e ao fogo-de-artifício Herve Sevi/AFP

Pelo menos 60 pessoas morreram esmagadas durante festejos de passagem do Ano em Abidjan, a maior cidade da Costa do Marfim. Trata-se de um balanço provisório, já que segundo os bombeiros locais há “mais de 200 feridos”.

Segundo a televisão local, o incidente ocorreu às primeiras horas desta terça-feira, quando milhares de pessoas se concentravam junto ao estádio Felix Houphouet Boigny, no centro da cidade, para assistir a concertos e ao fogo-de-artifício de Ano Novo.

Desconhece-se o que terá estado na origem do esmagamento – se a sobrelotação do espaço ou algum incidente que tenha gerado o pânico. Mas, segundo a BBC, há várias crianças entre as vítimas. Nesta manhã, centenas de pessoas deslocaram-se à zona em busca de familiares desaparecidos.

Um correspondente da Reuters conta que no local são ainda visíveis sapatos abandonados e marcas de sangue. “Os meus dois filhos vieram aqui ontem à noite. Disse-lhes para não virem, mas não me ouviram e vieram quando eu estava a dormir”, contou à agência Assetou Toure, empregada de limpeza, desesperada em busca de informação sobre o paradeiro dos menores.

Sugerir correcção
Comentar