Serviço de email utilizado por Edward Snowden foi encerrado

Proprietário do Lavabit diz que não quer ser "cúmplice de crimes contra o povo americano".

Foto
O Lavabit foi descrito como "provavelmente o serviço de email mais seguro" Pawel Kopczynsk/Reuters

Um serviço de correio electrónico alegadamente usado pelo analista informático norte-americano Edward Snowden foi encerrado pelo seu fundador na quinta-feira, sem aviso prévio, para não se tornar "cúmplice de crimes contra o povo americano".

O Lavabit ficou conhecido do grande público em Julho, quando Edward Snowden convidou um grupo de representantes de organizações de defesa dos direitos humanos para um encontro no aeroporto russo de Cheremetievo, onde se encontrava retido. Segundo a russa Tania Lokshina, da Human Rights Watch, o convite do analista norte-americano foi enviado através da conta edsnowden@lavabit.com.

Fundado em 2004 por um grupo de programadores do Texas, nos Estados Unidos, o Lavabit foi descrito como "provavelmente o serviço de email mais seguro" pelo blogue de tecnologia Ghacks.

Na quinta-feira, os seus cerca de 350 mil utilizadores foram surpreendidos com uma mensagem do proprietário do serviço, Ladar Levison, que anunciava a suspensão do Lavabit. Os motivos não são explícitos, mas percebe-se que na base da decisão estará um diferendo com a Agência de Segurança Nacional norte-americana para que a empresa forneça informações sobre os seus utilizadores.

"Fui forçado a tomar uma decisão difícil: tornar-me cúmplice de crimes contra o povo americano ou encerrar o Lavabit e abandonar quase dez anos de trabalho árduo. (...) Queria poder partilhar convosco os acontecimentos que levaram à minha decisão. Não posso. Sinto que vocês merecem saber o que se está a passar – é suposto que a Primeira Emenda me garanta liberdade para me expressar em situações como esta. Infelizmente o Congresso aprovou leis que dizem o contrário", escreveu o responsável pelo Lavabit.

Segundo a legislação norte-americana, se Ladar Levison recebeu ordens para fornecer informações que as autoridades do país consideram pôr em risco a segurança nacional – como o acesso à conta de email de Edward Snowden, acusado pelo Governo norte-americano de divulgar informações confidenciais sobre o programa de espionagem da NSA –, está também proibido de falar publicamente sobre o assunto de uma forma directa.

No mesmo texto, Levison anuncia que os responsáveis do serviço de correio electrónico estão "a preparar a documentação necessária para continuar a lutar pela Constituição no Tribunal de Recursos para o Quarto Circuito [um tribunal federal localizado em Richmond, no estado da Virginia]", com o objectivo de "ressuscitar o Lavabit como uma empresa americana".

A mensagem de Ladar Levison termina com um aviso para todos os utilizadores de Internet: "Esta experiência ensinou-me uma lição muito importante: sem uma acção do Congresso ou precedentes judiciais fortes, não aconselho ninguém a confiar os seus dados privados a uma empresa com ligações físicas aos Estados Unidos."

Em reacção ao anúncio do encerramento, centenas de utilizadores dirigiram-se à página do serviço de correio electrónico no Facebook – alguns manifestam o apoio à decisão, mas muitos queixam-se de terem ficado sem acesso aos seus emails e outros dados sem aviso prévio.

Sugerir correcção
Comentar